Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Foi numa recente reunião na sede do Luso.eu, Jornal das Comunidades, em Bruxelas, que conheci alguns dos membros da equipa do Jornal. Uma equipa bem disposta e com vontade de impulsionar a dinâmica e a qualidade do site que cumpre este ano 20 anos.
Fiquei sentada ao lado do Rui, um conterrâneo aveirense com voz de locutor de rádio, com um estilo nórdico un je ne sais quoi à viking. À medida que a conversa avançou, percebi que afinal era mesmo animador de uma emissão de rádio, dedicada à música portuguesa aqui em Bruxelas. A emissão chama-se Feira da Ladra e está no ar na rádio Alma 101.9FM, todas as segundas e quartas-feiras, das 17h às 18h, há aproximadamente 5 anos. Todavia, esta não é a primeira experiência de rádio, do Rui. Confidenciou-me ele um pouco mais tarde que a aventura da rádio já vinha desde 1995, quando integrou a rádio Terra Nova, em Gafanha da Nazaré, perto de Aveiro, com uns quantos amigos onde animava um programa chamado Quinta Dimensão.
É evidente que fiquei contente de saber que na capital da Europa existe alguém a promover música exclusivamente concebida em Portugal desde a década de 70. Mas, para ser sincera, duvidei fortemente da qualidade do programa por nunca ter tido uma opinião positiva sobre música feita em Portugal. Tinha contado pelos dedos os artistas mais antigos e os mais recentes que conhecia no panorama musical português e confesso que nem precisei dos dedos das duas mãos para os contar.
Foi portanto uma real surpresa na quarta-feira seguinte ouvir o Samuel Úria, o Paulo Furtado ou ainda o Esteves e o Victor Tropedo. Ouvi depois outras emissões da Feira da Ladra e a cada uma delas, aprendi algo novo sobre rock, rock alternativo, indie rock e de pop, made in Portugal.
Acabei por perguntar ao Rui de onde lhe vinha essa versatilidade nas escolhas musicais que apresenta semana após semana com tanta qualidade. Respondeu que quando era rapaz, nunca perdia uma emissão do mais fantástico de todos os locutores de rádio em Portugal.
Eis aqui a história do rapaz da 101.9 que ouvia o António Sérgio!