Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
" E terá de acontecer que quando os vossos filhos vos disserem o que significa esta comemoração então tereis de dizer: "é o sacrifício da Páscoa a Deus que passou por alto as casas dos filhos de Israel, no Egipto, quando feriu os egípcios, mas livrou as nossas casas" " ...
Êxodo 12: 26, 27
Portugal tornou-se um país "cristão não praticante" onde cada vez menos pessoas conhecem o verdadeiro significado da Páscoa. A palavra Páscoa vem do hebraico Pessach, que significa "libertação". A primeira Páscoa foi celebrada no Egipto, cerca de 1500 anos AEC e esteve exclusivamente relacionada com o evento citado na passagem bíblica deixada na introdução desta crónica. Conta o relato bíblico que os hebreus estavam há 400 anos sob jugo egípcio quando Moisés, impelido por uma força divina, pediu ao poderoso Faraó que deixasse partir os hebreus. Faraó, não cedeu e Deus ripostou lançando sobre o Egipto as 10 pragas. Faraó continuou a mofar de Deus até à décima praga onde o seu primogénito morreu. Só após esta tragédia Faraó cedeu e deixou partir os hebreus.
Desde ai, os hebreus celebraram a Páscoa para relembrar a saída do Egipto e para agradecer a Deus o aviso do Anjo que, antes do por-do-sol dessa noite, lhes indicou que deveriam matar um cordeiro e aspergir as ombreiras das portas com o sangue do animal, a fim de preservar vivos os primogénitos das suas casas. Esta é a verdadeira origem da Páscoa mas para os cristãos esse evento profetizou também a vinda do Messias que libertaria o mundo inteiro do pecado que Adão tinha introduzido.
Aqui fica uma das histórias bíblicas mais empolgantes.
Boa Páscoa a toda a comunidade de seguidores do Jornal das Comunidades!