May 19, 2024

Montenegro esta condenado…

Mar 29, 2024 Hits:1394 Opinião

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:681 Opinião

PÁSCOA DE BENEVOLÊNCIA…

Mar 25, 2024 Hits:361 Crónicas

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:1356 Opinião

Touradas: prática cultur…

Mar 16, 2024 Hits:796 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:2632 Opinião

NOITE ELEITORAL E A CONFU…

Mar 11, 2024 Hits:469 Opinião

A mudança está nas mão…

Mar 08, 2024 Hits:622 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:376 Crónicas

AUMENTO DE PENAS DE PRIS…

Mar 04, 2024 Hits:571 Opinião

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:556 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:565 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:1528 Opinião

Onde estava no dia 25 de Abril de 1974?

Elogio da Ignorância



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Quando a ignorância passa a ser uma constante na vida sem nada para questionar

3 minutos de leitura

Na sexta-feira passada fui assistir ao lançamento do livro «O Elogio da Ignorância» de Paulo Vieira de Castro. Mesmo sem ter lido o livro na íntegra, que fala da relação de um professor e os seus alunos, entre outras questões, o título dá bastante que pensar.

Duas palavras antagónicas que se tocam: o elogio e a ignorância.

Dou comigo a constatar que está na moda ser ignorante e aceitar tudo o que é proposto sem discutir ou questionar. Há uns anos atrás ainda se dizia: «não percebo nada disso», quando alguém se queria livrar de um problema, mas agora a ignorância é total e abrangente.

Parei por uns minutos para observar com sentido crítico as horas que eu gasto no telemóvel em detrimento de outras tarefas mais importantes, como ler, escrever este artigo ou escrever poesia na página do Facebook(https://www.facebook.com/joao.pires.escritor/?locale=pt_BR).

Depois fui analisar os conteúdos das redes sociais, das notícias, das ofertas de empréstimo que recebo regularmente, ou das receitas caseiras para emagrecer ou da bebida mágica para limpar o fígado ou eliminar o colesterol. Conteúdos que parecem importantes e úteis à primeira vista e no fim não servem para nada. A última tendência que anda por aí é beber água com uma pitada de sal e vá-se lá saber o que mais.

Seria importante parar um pouco todos os dias para desvendar esta cortina que nos separa da realidade. Existem filtros que nos impedem de ver a realidade tal como ela é sem recurso à fatalidade, ao destino ou aos bons costumes. Uns veem tudo com o filtro cor-de-rosa, outros veem tudo negro, outros ainda interpretam a realidade pelo modo como foram educados.

Mas a realidade será mesmo assim?

Seremos eternamente ignorantes? Será possível aceitar humildemente a falta de conhecimento, a busca constante pelo saber?

Gostaria de ter uma mente aberta para novas ideias, sem pré-conceitos, o que poderia levar a uma compreensão mais profunda e autêntica do mundo ao meu redor.

Ao contrário da ignorância arrogante - «já sei tudo» - que faz com que a pessoa acredite que sabe mesmo tudo sem nunca se esforçar para aprender, para ir além da cortina de fumo, a ignorância humilde é uma postura que incentiva a curiosidade e a procura pelo conhecimento.

Tenho um telemóvel na palma da mão que me transmite a falsa sensação de que tenho todo o conhecimento ali mesmo à distância de um clique. Mas é preciso ter presente que aquele tipo de conhecimento é redundante e limita-se ao universo da Internet. Trata-se pois de um conhecimento fechado e limitado, de uma informação demasiado padronizada e inquestionável até o que dificulta o pensamento próprio.

Imagine-se conduzir um automóvel em dia de chuva, mas sem limpa pára-brisas. As gotas de água escorrem pelo pára-brisas abaixo e deturpam a realidade, tornando-se em alguns casos quase impossível de ver a estrada ou até de evitar um acidente.

Mas como desvendar a cortina da realidade?

A realidade é complexa e não tem apenas uma leitura, pois existem diferentes teorias, perspectivas e interpretações, assim como as culturas.

Algumas pessoas acreditam que a realidade é uma construção subjectiva da mente humana e outras afirmam que é uma entidade objectiva e independente de nós.

É importante questionar, investigar e experimentar para descobrir o que é real e, às vezes, pode ser útil olhar para além das percepções ou crenças pessoais em busca de uma visão mais ampla e objectiva.

Por tal motivo será importante lembrar que existe uma cortina de fumo, de nevoeiro ou lentes desfocadas que pode modificar a interpretação da realidade.

Será importante elogiar a ignorância apenas para ter a noção da sua existência.

Prepara-te para o imprevisto e a ignorância anda por aí.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Joao Pires
Author: Joao PiresEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


luso.eu Jornal Comunidades

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 156 guests and no members online

EVENTOS ESTE MÊS

Mon Tue Wed Thu Fri Sat Sun
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

News Fotografia