May 20, 2025

Montenegro esta condenado…

Mar 29, 2024 Hits:2451 Opinião

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:1686 Opinião

PÁSCOA DE BENEVOLÊNCIA…

Mar 25, 2024 Hits:1655 Crónicas

Pai. Funções Benéficas…

Mar 19, 2024 Hits:1483 Crónicas

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:2549 Opinião

Touradas: prática cultur…

Mar 16, 2024 Hits:1841 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:3814 Opinião

Crónicas de uma Portugue…

Mar 11, 2024 Hits:2385 Crónicas

NOITE ELEITORAL E A CONFU…

Mar 11, 2024 Hits:1514 Opinião

A mudança está nas mão…

Mar 08, 2024 Hits:1484 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:1103 Crónicas

AUMENTO DE PENAS DE PRIS…

Mar 04, 2024 Hits:1318 Opinião

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:1339 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:1616 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:2476 Opinião

Onde estava no dia 25 de Abril de 1974?

O Escorpião Marcelo



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Quando escrevi o artigo anterior, o último caso conhecido no Governo era o caso Alexandra Reis, que levou à demissão do Ministro Pedro Nuno Santos e do Secretário de Estado, Hugo Santos Mendes. Mas, como estamos perante um governo hegeliano, que está sempre em devir, rapidamente apareceu um outro caso.

O Caso Carla Alves, que tinha acabado de tomar posse como Secretária de Estado da Agricultura e, terá sido, em democracia, a pessoa que menos tempo esteve como membro do Governo. O Caso em apreço é paradigmático, sob alguns pontos de vista: o Primeiro, da parte de Carla Alves, que ao ser convidada para o cargo em questão, e sabendo ela dos processos em que estava envolvida, deveria ter recusado o convite.

Mas por vezes a vaidade sobrepõe-se à racionalidade. O segundo tem a ver com o convite. Custa-me a acreditar que a Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, não soubesse, como diz, do caso em questão.  É estranho para quem, como ela, anda há tantos anos na política, não soubesse de nada, até porque a notícia do arresto de bens é de Março de 2022. Mas, se em tese posso admitir que ela não soubesse de nada, já não acredito que o Primeiro Ministro, António Costa e o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, nada soubessem. Assim, quando a Ministra da Agricultura propôs o nome de Carla Alves, António Costa deveria ter dito à Ministra que não aceitava tal nome. No fim da Linha, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deveria ter informado o Primeiro Ministro que recusava dar posse à Secretária de Estado em questão.

Mas Marcelo, tal como o escorpião, não resiste a uma boa picada. E foi isso que aconteceu. Marcelo deu posse a Carla Alves como Secretária de Estado, para logo de seguida, quando confrontado com a situação, afirmar: Carla Alves tinha “limitações políticas”, recaía sobre ela um “ónus político”, que “era um peso político negativo”, e que devia “formular um juízo sobre si própria”. Tal como a história da rã e do escorpião, Marcelo picou mortalmente Carla Alves. Picou, porque essa é a sua natureza. Se António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa tivessem exercido, com lealdade, as suas funções, nada disto teria acontecido e teriam poupado o país, e a democracia, a este triste espectáculo.

Perante esta degradação do clima politico, o Governo, como sempre, em cima do joelho, sem pensar devidamente no assunto, decide avançar com “medidas” para evitar situações futuras. “Medidas” que não passam de um questionário, mal-amanhado, que deverá ser preenchido, obrigatoriamente, pelos futuros membros que venham a ser convidados para o Governo. Um questionário a que o comentador, o político, a fonte, Marcelo Rebelo de Sousa se associou, uma vez que a Presidência da República não se poderá associar, pois, a presidência, não tem qualquer competência na escolha dos membros do Governo.

Para ajudar os candidatos a preencher o questionário, com verdade, o Governo irá, certamente, criar um conjunto de linhas telefónicas de apoio, nos diversos órgãos de investigação criminal, de modo a esclarecer os candidatos se sobre eles recai, ou não, qualquer investigação criminal. 

Se era para isto, era preferível colocar os futuros Governantes, a responder ao questionário de Proust, pelo menos é muito mais divertido e ficaríamos a saber alguma coisa sobre a personalidade, ou os desvios dela, de quem no Governa. 

Luso.eu - Jornal das comunidades
Fernando Vaz Das Neves
Author: Fernando Vaz Das NevesEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


luso.eu Jornal Comunidades

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 656 guests and no members online

EVENTOS ESTE MÊS

News Fotografia