Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
2 minutos de leitura
A oportunidade de ser bem-sucedido(a) fora de Portugal pode ser casada com a necessidade que as empresas portuguesas têm necessidade de se afirmar no mundo.
Durante este fim-de-semana e até segunda-feira dia 28 de Março, irá decorrer a feira mundial de decoração de interiores em Paris. De acordo com o anunciado na página oficial do aicep Portugal Global, estarão presentes 90 empresas portuguesas.
No entanto a página oficial da exposição Maison & Objet refere um total de 63 expositores portugueses.
Do total de 1.812 expositores, destacam-se 826 de França; 99 Bélgica; 71 Alemanha; 63 Portugal; 63 Espanha; 45 Reino Unido; 36 Turquia e 13 Estados Unidos da América.
Mas se o aicep Portugal Global é o parceiro de confiança das empresas portuguesas, qual é o papel que os portugueses querem ter?
Claro que há o direito de ficar Tranquilos no Nosso Cantinho, de beber uma mini e jogar uma suecada, ou de ser parte activa nos destinos do nosso país. Ou talvez aproveitar os benefícios das duas posições.
Se Portugal se destaca pela excelência da oferta portuguesa na Maison & Objet com empresas de mobiliário, têxteis-lar, iluminação e utilidades domésticas, porque é que não são envolvidos os portugueses que conhecem a realidade de cada país?
Esta é a principal feira mundial de decoração de interiores e está reconhecida como local de prestígio para a apresentação das novas tendências.
Este ano, pela primeira vez, a Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins, APIMA, marca presença com um espaço total de 700 m2 exclusivo para marcas portuguesas do segmento casa.
Existem oportunidades de negócio para exportação de produtos portugueses em resposta às necessidades manifestadas por empresas estrangeiras. Existem também concursos e projcetos de cooperação internacional promovidos e financiados por entidades públicas, designadamente União Europeia, bancos de desenvolvimento, e outros organismos governamentais.
A marca MADE IN PORTUGAL naturally, é uma montra colectiva da oferta portuguesa com tradição, qualidade, exclusividade, design e inovação que caracterizam os produtos portugueses de mobiliário, cerâmica, cutelaria, iluminação e têxteis-lar e constitui uma vasta oferta de peças únicas e sofisticadas que têm na matéria-prima e na arte de saber-fazer vantagens competitivas que sustentam o seu reconhecimento no mercado internacional.
Por todo o exposto, Portugal deve passar a incluir os portugueses residentes fora do país nos seus planos de internacionalização.
Tal mudança de paradigma proporcionará mais oportunidades a todos os intervenientes e maior ligação a Portugal.
25-03-2022
O autor escreveu este artigo de opinião, da responsabilidade, em exclusivo para os leitores do jornal online LUSO.EU. Escreve de acordo com as regras ortográficas anteriores ao Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990.