Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Imagine que seguramos um típico copo de água e colocamos nele alguma água.
Não vamos falar da metáfora clássica do “copo meio cheio ou meio vazio”. Em vez disso, gostaríamos de lhe perguntar 😁: “Qual é o peso deste copo de água que estamos a segurar?”
Deve estar, provavelmente, a pensar em alguns gramas…
Do nosso ponto de vista, o peso absoluto deste copo é irrelevante. Tudo depende de quanto tempo o seguramos. Se o segurarmos por um minuto ou dois, é bastante leve. Se o segurarmos por uma hora seguida, o seu peso pode fazer o nosso braço doer. Se o segurarmos o dia todo, o nosso braço provavelmente ficará com cãibras e sentir-nos-emos completamente entorpecidos e paralisados, forçando-nos a deixar o copo cair no chão. Em cada caso, o peso absoluto do copo não muda, mas quanto mais tempo o segurarmos, mais pesado ele parece para nós.
Isto faz sentido para si?
As nossas preocupações, frustrações, deceções e pensamentos stressantes são muito parecidos com este copo de água. Pensamos neles por um tempo e nada de drástico acontece. Pensamos neles um pouco mais e começaremos a sentir uma dor percetível. Pensamos neles o dia todo e sentir-nos-emos completamente entorpecidos e paralisados, incapazes de fazer qualquer outra coisa.
Deixamos esta metáfora ser o seu despertador.
Se está a lutar para lidar com o peso do que está na sua mente, é um forte sinal de que é hora de largar o copo.