Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Estamos, de certo modo, todos de luto, apesar de sabermos que Jacques Chirac morreu na sua vez, aos 86 anos de idade! Enfraquecido remeteu-se ao seu silêncio, no cumprimento da recta final da sua preenchida e dedicada vida.
Personagem incontornável, de todo marcante na sociedade francesa, na Europa e no mundo. Com o seu carisma; persistente, ambicioso, abnegado… Quando foi Primeiro ministro de Giscard d'Estaing em 1974 e mais tarde de François Mitterrand. Deputado, fundador do RPR e presidente da câmara de Paris, onde se afirmou na elaboração e na aplicação de importantes reformas, que perduram na vida dos parisiences.
Duas vezes eleito Presidente da República [1995-2007]. À terceira tentativa concretizou o sonho de ganhar o Eliseu, onde realizou, nos seus dois mandatos, um trabalho de excepção, com destaque para a sua posição contra a guerra no Irak; o fim do serviço militar obrigatório; a luta e o compromisso pela degradação do ambiente, naquele grito de alarme, “a nossa casa arde” fazendo alusão a uma visível deterioração do sistema ambiental.
Ousou impor a mudança do mandato presidencial de 7 para 5 anos! Grande estadista, europeísta convicto construiu a pulso, uma carreira política, também ela, excepcional ocupando os mais altos cargos da República francesa durante, mais de quarenta anos! Amigo de Portugal e dos portugueses, deixa na comunidade portuguesa em França uma particular saudade, que só a alma portuguesa entende! Do mesmo modo, o seu testemunho e legado político está muito acima de todas as considerações que agora vão surgindo, de todos os quadrantes e estratos sociais! Assistimos a uma França curvada e unida, perante a sua memória, numa sentida homenagem, de respeito e de gratidão; do mundo inteiro chegam as mensagens de condolências e pesar. Descanse, agora em paz o bom amigo e grande humanista!
Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades