Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Três dezenas e meia de associados e dirigentes da Associação dos Jardins Históricos de França, sigla em inglês EBTS (European Boxwood and Topiary Society), realizaram a semana passada uma visita ao Norte de Portugal e Galiza.
No âmbito do programa, duas deslocações á Ribeira Lima: concelhos de Viana do Castelo e de Ponte de Lima. No primeiro, destaque para visita e almoço no Paço de Lanheses, donde seguiram para Ponte de Lima, aqui, para além de conhecerem o centro histórico e unidades do Turismo de Habitação como o Paço de Calheiros, onde grande parte da comitiva ficou alojada, realizaram uma deslocação ao antigo mosteiro ou convento de Refóios, desde 1989 instalações da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, integrada no Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Acolhida pelo Serviço da Biblioteca, a delegação percorreu os espaços fradescos: cozinha e refeitório, claustro e capela de S. Teotónio com restos de azulejos neoclássicos, sala de música, celas, eira e celeiro, jardins e fontenários.
Entre as curiosidades e questões dos visitantes, há a salientar a estátua inacabada de Vasco da Gama, obra dum antigo proprietário do convento, o escultor Conde de Santa Eulália (1868 - 1917), aluno da Escola de Belas Artes de Paris, casado com Sara Stetson, viúva do fabricante de chapéus de cowboy no Texas, EUA, o chafariz do claustro e escadaria barroca.