Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Decorreu no Parque da cidade de Bruxelas, de 13 a 15 de setembro, a 10ª edição do Festival de Banda Desenhada, que contou com a participação do escritor, artista plástico e cenógrafo, Paulo Monteiro.
Em colaboração com a Bedeca de Beja, foi organizada a exposição “La Bande Dessiné Portugaise –est SUPER!” que esteve patente ao público no stand internacional.
A exposição contou com pranchas de André Lima Araújo, Daniel Henriques, Daniel Maia, Eliseu Gouveia, Filipe Andrade, João Lemos,Jorge Coelho, Miguel Mendonça, Miguel Montenegro, Nuno Plati, Ricardo Tércio e Ricardo Venâncio, representando uma pequena parte do movimento artístico português nesta área.
Foram ainda distribuídas pelo público em geral, brochuras com a história da Banda Desenhada Portuguesa e ainda os contatos e pequena biografia dos autores representados na exposição.
Várias edições portuguesas e estrangeiras estiveram ao dispor do público.
Paulo Monteiro dinamizou igualmente ateliers de Banda Desenhada e participou num debate em que vários artistas profissionais deram uma visão do que é ser autor de Banda Desenhada nos seus países, incentivando-se o diálogo intercultural e o contato entre artistas de diferentes países.
Destes encontros surgiram oportunidades de edições francófonas dos nossos artistas e verificou-se um crescente interesse pelo Festival de Banda Desenhada de Beja, em que alguns dos artistas presentes no stand internacional, já participaram neste festival.
Evento contou com a presença de milhares de visitantes e curiosos que se passeavam pelo centro da cidade.