
Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Grupo de Música Popular de Ponte de Lima
O grupo de música popular portuguesa – Sol Dourado – da freguesia de Gondufe, no concelho de Ponte de Lima, participou no último Fim de semana na Festa Anual da Associação Portuguesa de Gâtinais, em Chalette Sur Loing (45).
A comitiva, num total de dezena e meia de elementos, e chefiada pelo Presidente da Junta Calos Baptista, abrilhantou os festejos da comunidade Luso – portuguesa daquela localidade, geminada com Ponte de Lima e Kiev (Ucrânia), com uma população e mais de 13 mil habitantes, onde se integram várias nacionalidades.
Na receção e visita á cidade – irmã de Ponte de Lima, situada a uma centena de quilómetros de Paris, o grupo foi acolhido pelo Presidente da Câmara local, Franck Demaummont, os da Associação organizadora, Armindo da Silva e da Ronda Típica de Chalette, Margarida Pereira, uma limiana, e anfitriã, natural de Rebordões de Santa Maria.
Um dia recheado de alegria, uma tarde onde se recordou Portugal, afincadamente o Minho e suas tradições através da música, da dança e dos trajes, não fosse a Ronda Típica um dos mais antigos grupos folclóricos portugueses em França, fundada há mais de 38 anos!
Durante a sua estada na capital francesa, os elementos do Grupo Sol Dourado, efectuaram uma visita aos emblemáticos locais da cidade, designadamente a Torre Eiffel, margens do Sena. Catedral de Notre Dame, etc.
Um regresso ao Departamento de Loiret em Orléans foi solicitado pela organização, face ao convívio e animação proporcionados pelos músicos executantes que de lá trouxeram muita saudade, carinho e dedicação pelo acolhimento simpático e entusiasmo por parte da grande assistência junto do lago da cidade.
Parabéns a Gondufe e suas gentes, muito bem representados no interior da França e da comunidade portuguesa, através do “Sol Dourado”.