Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Uma organização conseguida do “O Grupo Etnográfico O Ribatejo”, em Bruxelas. Que nos tem brindado com a excelência de bons eventos culturais e gastronómicos. Festa e tradição, na valorização da nossa gastronomia, do folclore, da etnografia, das lendas, dos usos e costumes de Portugal, em Bruxelas, aqui no coração da Europa. Enaltecendo assim, a nossa presença na capital belga. A 7ª edição deste evento voltou a ser um sucesso; desde a ceia, que estava uma delícia, passando pelas várias surpresas de um programa cultural e divertido. Uma noite densa e gratificante; ninguém ficou desiludido!
A Sala Irsa voltou a encher, tanta foi a gente que compareceu, para saborear a ceia tradicional, “Sopa da Pedra”, que se tornou numa incontornável tradição, junto da Comunidade portuguesa na Bélgica. Verdadeiro hino à gastronomia ribatejana, uma iniciativa do Grupo Etnográfico O Ribatejo, Bruxelas. Empenhado não só nas actividades relacionados com o folclore, mas também numa apreciada dedicação a outras tarefas, inerentes à razão da sua existência, enquanto Grupo. Que se afirma ainda, pela dinâmica e entusiasmo familiar, de entreajuda e de cooperação efectiva.
Houve surpresas e uma delas assentou numa pequena, mas intensa participação da Escola SolMinho, com as concertinas, os bombos, a pandeireta e sobretudo uma espontânea interacção com aquele simpático público, através dos cantares populares. Entusiasmo e alegria, com as tradições de Portugal. Uma iniciativa improvisada, um bom momento, onde não faltaram os aplausos. De referir que esta infraestrutura de ensino musical: concertina/acordeão diatónico, viola e cavaquinho continuará a sua missão em 2024, visando a promoção e a dinamização na aprendizagem prática de instrumentos musicais e populares. Porque o saber não ocupa lugar!
A noite continuou com o baile animado pela consagrada banda Natália & Bryan proporcionando excelente variedade musical direccionada a um público entusiasta e preparado para dançar com toda a energia, toda a noite!
Esta festa, verdadeiro encontro com a tradição, contou com a presença do Sr. Embaixador de Portugal, Jorge Cabral, acompanhado pela Adida, Joana Estrela e ainda o amigo Bruno Joosdeterbeest, consûl Honorário em Gand. Na sua alocução, o Sr. Embaixador enalteceu a iniciativa, congratulou-se com a dinâmica e o entusiamo da juventude e de toda a equipa de trabalho. Uma presença que muito honrou a oragnização e todos os que se sentiram em casa, tal era o ambiente reinante e familiar. O Grupo Etnográfico O Ribatejo, na sua página do Facebook veio agradecer também o apoio da (DGACCP-Direção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas) considerando de grande importância para se continuar a desenvolver este género de actividades, que visa sociabilizar e conviver. Dinamizar e promover o que somos e temos, em meio urbano, citadino.
Finalmente, uma palavra de apreço e de reconhecimento aos técnicos de som e outros encargos permanentes. Brilharetes ainda, para toda a equipa; desde a mais pequena tarefa, ao mais alto cargo de responsabilidade! O êxito foi de todos e para todos. Por tudo isso, voltou a ser exaltada a nossa cultura e a nossa história comum, através do Folclore, da Etnografia, dos Usos e Costumes, em Bruxelas, na capital da Europa; um orgulho e uma honra, que promove e dignifica! “Da conduta de cada um depende o destino de todos”.