May 22, 2025

Montenegro esta condenado…

Mar 29, 2024 Hits:2459 Opinião

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:1692 Opinião

PÁSCOA DE BENEVOLÊNCIA…

Mar 25, 2024 Hits:1661 Crónicas

Pai. Funções Benéficas…

Mar 19, 2024 Hits:1490 Crónicas

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:2555 Opinião

Touradas: prática cultur…

Mar 16, 2024 Hits:1847 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:3820 Opinião

Crónicas de uma Portugue…

Mar 11, 2024 Hits:2392 Crónicas

NOITE ELEITORAL E A CONFU…

Mar 11, 2024 Hits:1521 Opinião

A mudança está nas mão…

Mar 08, 2024 Hits:1490 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:1108 Crónicas

AUMENTO DE PENAS DE PRIS…

Mar 04, 2024 Hits:1324 Opinião

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:1345 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:1623 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:2480 Opinião

Onde estava no dia 25 de Abril de 1974?

Inspirações de verão



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Com as férias de verão à porta, e sendo este o último artigo antes da rentrée de setembro, decidi alterar ligeiramente o teor do meu contributo deste mês, fazendo uma pequena pausa na análise política e social que costuma caracterizar muitos dos textos que tenho vindo a publicar – isto, apesar da atualidade estar repleta de acontecimentos preocupantes que desperta qualquer pessoa atenta e preocupada com o estado do mundo para um conjunto de reflexões.

O verão é uma boa oportunidade para voltarmos a aproveitar e apreciar o autêntico valor do tempo, organizar ideias, meditar e respirar. Como tal, gostaria de partilhar algumas leituras, destacando nove livros que me marcaram pelas mais diversas razões; muitos, como seria de esperar, vertendo direta ou indiretamente sobre temas políticos e filosóficos. A todos desejo um verão inspirador. Boas leituras!

  • O Eterno Retorno do Fascismo, do ensaísta e filósofo Rob Riemen. Um pequeno livro de 78 páginas que condensa, provavelmente, uma das melhores reflexões sobre a natureza e aparecimento dos movimentos fascistas e da sua eterna presença nas nossas sociedades. Um brilhante ensaio, sempre atual e de fácil leitura.
  • How Democracies Die, de S. Levitsky e D. Ziblatt. Uma análise aprofundada das raízes que inspiraram os regimes iliberais e das causas que os levam ao poder. Escrito na sequência da eleição de Donald Trump como presidente dos EUA este é, na minha opinião, o livro essencial para entender o rumo político seguido em alguns países, alguns deles membros da UE.
  • Democracy Hacked, de Martin Moore. No seguimento do anterior, este interessantíssimo livro debruça-se sobre o papel desempenhado pela revolução tecnológica, nomeadamente, as redes socias, na disrupção e descrédito do sistema democrático, tal como o conhecemos. Uma análise clarividente e necessária. Um verdadeiro grito de alerta que nos responsabiliza enquanto cidadãos.
  • A Peste, de Albert Camus. Clássico intemporal do escritor francês. Este romance continua mais atual do que nunca. Merece ser lido várias vezes. Uma reflexão filosófica sobre a inumanidade.
  • As Intermitências da Morte, de José Saramago. Um livro que me marcou, talvez pelo facto de o ter lido num contexto pessoal bastante difícil. Uma obra que pretende, com o toque fabuloso de Saramago, confrontar-nos com um tema que nem sempre é fácil abordar. Para além das reflexões existenciais, Saramago usa esta obra para tecer duras críticas à sociedade moderna. Talvez, o meu favorito deste nosso Prémio Nobel.
  • A morte de Ivan Ilitch, de Lev Tolstói. Continuamos com a temática da morte neste pequeno, mas brilhante, livro de Tolstói. Um exercício quase metafísico que nos leva a ponderar retrospetivamente as nossas ações e atitudes enquanto humanos. Uma obra incontornável.
  • A desumanização, de Válter Hugo Mãe. Livro maravilhosamente escrito que nos transporta para um lugar pouco comum para acompanhar a vida, nem sempre fácil, de uma menina que perde a sua irmã gémea. Marcado por passagens belíssimas e poéticas e por outras mais cruéis, o livro resume, na verdade, muitas dos paradoxos e vicissitudes da vida.
  • O Principezinho, de Saint-Exupery. Livro poético, doce e carregado de imagens e mensagens nas entrelinhas. Recuso-me a catalogá-lo como livro infantil. Não é. É uma obra universal que se dirige a todos (quiçá, até, mais aos adultos) e tão necessária nos nossos dias.
  • Uma Terra Prometida, de Barack Obama. Autobiografia de um dos presidentes americanos mais marcantes dos últimos anos. Uma obra bem escrita, inspiradora e que nos reconcilia, não só com a América, mas também com o “Homem político”.
Luso.eu - Jornal das comunidades
André Costa
Author: André CostaEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


luso.eu Jornal Comunidades

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 692 guests and no members online

EVENTOS ESTE MÊS

News Fotografia