
Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
SolMinho é um grupo, é uma escola, é ponto de encontro com a tradição. Onde se pode aprender a tocar vários instrumentos, com destaque para o cavaquinho, a concertina e a viola… Num fantástico hino à música popular/tradicional portuguesa, aqui no coração da Europa.
O objectivo desta escola é formar novos talentos, de todas as idades e origens. Pretendemos assim transmitir e apoiar a riqueza do folclore e das tradições, dos usos e dos costumes, aos mais jovens. Queremos acentuar o valor da etnografia como factor de integração e de tolerância, que nos faz recordar o passado, para projectar o futuro! Defendemos os valores vinculados à descendência, a todo esse legado daqueles que nos precederam na vida e na história. É nosso apanágio divulgar aquilo que somos e temos de mais genuíno e castiço; de aprender a viver em grupo; de empregar saudavelmente os tempos livres… Este é um exigente, mas apaixonante trabalho que promove, que valoriza e dignifica.
Temos também, a grata missão de levar, de anunciar e divulgar este saber. No contacto direto com o povo, como modo de exercer a etnografia, de exultar e de louvar o dom desta paixão pela tradição popular. Estamos preparados para isso mesmo: partilhar o talento através de melodiosas interpretações da música tradicional portuguesa, animando qualquer evento de cariz popular.
O destaque vai para o dueto em Cavaquinho/Viola com a perícia de uma sadia paixão pelo minúsculo instrumento de som estridente e muito agradável. Sem menosprezar as concertinas e outros acompanhamentos, bem à moda das rusgas populares.
A nossa mais recente actuação foi no grande evento Folklorissimo’2018, na Grand Place… Um privilégio e orgulho actuar naquele lugar, com toda aquela moldura humana! Fomos justamente aplaudidos, ficamos gratos pelo convite e pelos sinais de apoio e carinho. Excelente forma de soltar a alma com ecos de alegria e de gratidão.
Para qualquer informação: GSM 0475 320 430
e-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.