
Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Em parceria com a A.L.C.A. - Associação Lusófona Cidadania Activa, o Ifaje - Fundação para a Formação de Adultos de Genebra, fez a apresentação oficial dos cursos de Português de Portugal, seguido de um cocktail de boas-vindas.
Marcaram presença várias associações lusófonas em Genebra, como a Associação Mulher Migrante, a Associação da Guiné Bissau Sgbs GE Solidarite a Associação Laços, a Albinfo.TV ( Televisão Albanesa), e demais convidados.
Com uma sólida experiência no ensino das línguas e conscientes da necessidade de pessoal qualificado para o efeito, o Ifaje aposta numa equipa de professores especializados para a formação dos alunos, dispondo para isso das melhores « ferramentas » para o efeito.
Os alunos terão acesso a uma consultadoria linguística que permitirá conhecer as suas necessidades específicas e motivações. A Língua portuguesa é hoje a quarta língua mais falada, com cerca de 261 milhões de falantes em todo o mundo, sendo a terceira maior comunidade estrangeira, na Suiça.
Desta forma, os cursos terão vários públicos alvo e vários níveis : Para os os estrangeiros que pretendem viver em Portugal ou simplesmente visitar o País com o maior conhecimento da língua, permitindo a comunicação e conhecimento de costumes e tradições ; criar estrutura para quem regressa após longos anos no exterior a Portugal; a oportunidade das novas gerações de lusófonos possuirem conhecimentos de português escrito e falado, com a maior qualidade e a criação de novas oportunidades a quem pretenda instalar-se profissionalmente em qualquer país lusófono e que para isso terá acesso a um curso que lhe permite desenvolver competências linguísticas de português profissional.
O português é o idioma de nove países – Angola, Brasil, Cabo-Verde, Guiné-Bissau e Equatorial, S. Tomé e Princípe, Moçambique, Portugal e Timor-Leste, apesar de só em Portugal e Brasil ser usada de forma hegemónica por toda a população. Nos outros países é língua oficial mas não a empregue pelo povo em geral. Um dos motivos para que se promova a existência do curso de português de Portugal, que em tanto dista do Português do Brasil no que se refere à pronúncia, gramática e vocabulário. Cada vez mais e porque os números de falantes tendem a aumentar, é da maior importância o aprofundamento dos conhecimentos da Língua Portuguesa de Portugal.
As inscrições no Ifaje encontram-se abertas e os cursos começam a funcionar em Fevereiro de 2018.