
Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
A Rede Global da Diáspora, plataforma digital promovida pela Fundação AEP que pretende unir os portugueses espalhados pelo mundo e ajudar as PME a aumentar as exportações na diáspora portuguesa,vai ser oficialmente apresentada dia 16 (quarta-feira) pelas 18h00.
A cerimónia oficial irá contar com a participação da Exma. Senhora Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Dra. Berta Nunes. A participação é gratuita e aberta à comunidade, mas sujeita a inscrição em https://url.gratis/FfP0J.
Com a construção desta plataforma colaborativa, a Fundação AEP convida os portugueses espalhados pelo Mundo a serem embaixadores e promotores da oferta nacional, para facilitar os processos de exportação das PME nacionais.
Este projeto “visa a concretização de uma intervenção estruturante e pioneira para o País, dando seguimento a uma estratégia liderada pela Fundação AEP nos últimos anos, no sentido de aproveitar o potencial da diáspora portuguesa para o crescimento da economia, com o foco particular no apoio à internacionalização das PME”, afirma o Presidente da Instituição, Luis Miguel Ribeiro.
Um desígnio nacional que suscitou a adesão ao projeto de dezenas de associações empresariais e comunidades intermunicipais, de norte a sul do país, unidas em torno da importância estratégica que o projeto pode representar para o país e para as PME com ambição exportadora.
A plataforma integra o mapeamento de pessoas, empresas e todo o tipo de entidades relacionadas com a diáspora portuguesa, com a missão de promover a marca Portugal internacionalmente e ajudar as PME nacionais a aumentar as suas exportações com a colaboração das comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo.
Bélgica, sendo um dos países onde a comunidade portuguesa tem mais expressão, irá ter uma ativação dedicada brevemente, que irá reunir as principais forças vivas da diáspora portuguesa.
A Rede Global da Diáspora é um projeto apoiado pelo Portugal 2020, no âmbito do COMPETE 2020 - Sistema de Apoio às Ações Coletivas no montante de 834.796,08 euros dos quais 709.576,67 euros são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.