Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Depois duma primeira edição o ano passado, regressa no fim de semana de 16 a 18 de Junho, a – Facha Romana – no castro de S. Estêvão, uma recriação histórica do quotidiano de há 2000 anos, em tempos da Romanização.
A organização é dos grupos de teatro: o Arte In Facha, da localidade, e o Gacel, da freguesia da Ribeira. O guião do espectáculo é da autoria de José Manuel Puga e Domingos Morais.
Para a representação cenográfica, os organizadores produziram, encomendaram e ultimam alguns preparativos, a partir de material, trajes, adereços, louça de barro vermelho e armas, provenientes de: Coimbra, Porto, Barcelos, Viana do Castelo, e naturalmente do acervo dos promotores. O apoio para o Facha Romana foi garantido pelo município limiano, designadamente o Presidente Vasco Ferraz e o vereador da cultura, Paulo Sousa, verbas secundadas pela Junta de Freguesia da Facha, presidida por Manuel Laranjo, além de patrocinadores empresariais.
A edição deste ano, obrigou a repensar o espaço cénico: maior dimensão, alargamento dos locais de estacionamento automóvel, das áreas de restauração, mercado e do acampamento militar. Novidade, será também o evento cultural dedicar um dia para área pedagógica: na sexta-feira, 16 de Junho a partir 14,30 h haverá visitas guiadas ao castro para os Agrupamentos Escolares do concelho limiano, coordenadas pelo dirigente do Gacel, jurista e ex-furriel, Manuel Pereira. E, no Domingo, às 17,00 h, celebração do casamento no tempo do império romano!
Repensado, para melhorar, também foi decidido colocar mais iluminação e música ambiente, com o grupo Zukra, além de diversidade na comida. Nesta área, o signatário procedeu a pesquisas em Portugal e Itália, para reprodução de culinária dos Romanos. Assim, no mercado, festim e área da restauração da Facha Romana, (com abertura Sábado ás 17,00 h), teremos: a fruta variada então consumida, como laranjas, tâmaras, figos, maçãs, peras, cerejas, uvas e limão. Nos temperos dos alimentos, os recursos à pimenta, cominhos, salsa, mel e orégãos. Nas carnes: porco, javali, galinha, borrego… E, Sábado, pelas 23,30 h, tempo para Queimada Calaica!
Recordemos, as refeições na Roma Antiga: Jentaculum, o Pequeno Almoço, com pão molhado em azeite e alho, queijo e leite; a Cena ou almoço, onde nas bebidas preponderava a posca, uma mistura de água e vinagre, habitualmente consumida por pobres e soldados, e a cerveja, á base de cevada ou trigo. Em estudo, também, a possibilidade de reconstituir algum desses prazeres á mesa!