
Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
A Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, uma das áreas académicas do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, apresenta amanhã Sábado, 23 do corrente, pelas 19 horas na Feira do Livro um documento alusivo á sua existência.
Intitulada – De Mosteiro a Escola – a publicação com 90 páginas e profusamente ilustrada a cores, tem prefácio do Presidente do IPVC Carlos Rodrigues e da Directora da ESA Isabel Vallin, que apresentará a obra, juntamente com o historiador António Matos Reis, limiano e autor do capítulo – História do Mosteiro de Refoios do Lima – sobre o monumento fundado entre 112 – 1120.
Com edição de quinhentos exemplares, o livro, comemorativo dos 35 anos de existência da escola no antigo convento crúzio, será colocado â venda durante este fim de semana de funcionamento da XXVI Feira do Livro a um preço especial.
O emblemático edifício onde funciona o estabelecimento de ensino superior público foi extinto como convento no ano de 1834.O Estado colocou - o à venda, sendo arrematado pela família Norton de Matos, residentes em Viana do Castelo e Ponte de Lima. Após algumas obras de adaptação para residência dos fidalgos comerciantes, estes tiveram de o alienar por dívidas contraídas, passando depois a outros particulares.
Em 1985, o município de Ponte de Lima, presidido por João Abreu e Lima, comprou o histórico prédio e quinta anexa de 16 hectares e bouças isoladas na freguesia por 74.500 contos pagos em prestações. O motivo da aquisição era principalmente garantir ao então ministro da tutela, o falecido Augusto Seabra, fundar na propriedade a Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, a única no noroeste peninsular.