Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
O Clube de Gastronomia de Ponte de Lima, participa amanhã Sábado, 2 do corrente, na edição 2022 do Folkloures – Festival Internacional de Folclore da cidade de Loures – subúrbios de Lisboa.
Um aliciante e oportuno programa foi elaborado pelos anfitriões, o Grupo Folclórico Verde Minho, presidido por Teotónio Gonçalves, com colaboração do município presidido por Ricardo Leão. Assim, pelas 16,00 h terá lugar a abertura do evento na Praça da cidade, com uma harmonização de entreténs limianos, salgados da MinhoFumeirovinhos, a acompanhar com vinhos: arinto de Bucelas, Loures, e os loureiros de Ponte de Lima, oriundos das freguesias da Correlhã e Moreira, e alvarinhos produzidos em Troviscoso, Monção, e de S. Julião da Silva e de Fontoura, Valença do Minho. A coordenação da prova está a cargo da enóloga Mafalda Carneiro, especialista em vinhos verdes e arintos.
Pelas 17,30 h terá lugar a entrega de lembranças aos estandartes dos 7 grupos folclóricos, num total de 350 participantes; o respectivo Festival inicia-se pelas 20,30 h com o desfile da tradição, seguindo – se as actuações com: grupo de bombos Jovens de Basto, Mondim de Basto; outro dito, de Arrufarte, Vertente Sul, Odivelas; grupo etnográfico Verde Minho, Loures; Etno - folclórico de Refóios, Ponte de Lima; Folclórico de Faro; Danças e Cantares Vale Domingos, Águeda; Roménia em Portugal, Almancil, Algarve; regional Foros de Salvaterra, Ribatejo e Terras da Nóbrega, Carnaxide.
De fóra do concelho lourense, o Folkloures terá como convidados presentes: pelo município de Lisboa, o assessor jurídico e deputado á Assembleia Municipal, José Inácio Faria, e do Clube de Gastronomia de Ponte de Lima, António Sousa, adjunto do comando dos Bombeiros Voluntários locais e seu colega, o chefe Armando Melo e o autor.