
Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
O Amigo Loureiro de Barcelos, faz a festa, num qualquer lugar, em qualquer circunstância, com todos e para todos, sem distinção. Nasceu para alegrar o povo! Assim se autodefine o Amigo Loureiro de Barcelos, o poeta e cantador. Pioneiro do improviso, da cantiga livre, da tão apreciada desgarrada, cantada em rima. É vê-lo pelas festas e Romarias de Portugal. A semear razões para sorrir, a encantar com o seu timbre e sabedoria popular. Quem ainda não ouviu falar, do “Amigo Loureiro de Barcelos”? E quem não ouviu ainda, a sua voz, numa cantiga popular e/ou de uma desgarrada, sempre tão bem improvidada?
É do tempo de todas as peripécias. Estudou grego e latim; será por isso que canta assim? Em rima, umas vezes abaixo e tantas outras por cima! Alegre e de sorriso aberto, cativa e alegra toda a gente. É sempre bem acolhido junto das comunidades portuguesas, na Europa e no resto do mundo, por onde já andou. Já se apresentou por várias vezes a cantar na Bélgica: Bruxelas, Herenthout, Antuérpia, Zaventem... Há-de voltar, com o seu carisma popular, para animar, um novo evento, outra festa.
Como repetidas vezes diz: “Nasci para alegrar o povo”. Através do seu bom humor e alegria. Da sua vocação para tão nobre tarefa, que também é responsabilidade: alegrar, promover e dignificar!
Transmite, com facilidade, a mensagem, que também é lição. De trato fácil, sabe criar empatia. Oferecendo um sorriso franco e honesto, sempre com uma palavra de estímulo. O Amigo Loureiro é de facto, um bom amigo.
https://youtu.be/MbISZTgNQOY
https://youtu.be/7x69-JJnJTw