Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
O passado dia 11 de Novembro, voltou a ser um marco importante, na vida e na história da jovem Associação 10 de Junho, em plena Flandres, que levou a cabo a sua tradicional festa de São Martinho, com os cantares, as castanhas e o vinho. Num copioso jantar e animação popular, com destaque para a dupla dos Cantares ao Desafio: Anjinho de Vila Verde e Aguiar de Barcelos, que trouxeram à Bélgica a mais pura e típica cultura popular. Cabeça de Cartaz deixaram nos outros, muito de si próprios! Foram aplaudidos, por tão bom momento do improviso e sabedoria do povo.
O jovem Bruno Viana realizou um excepcional trabalho de assistência técnica e som, sem descorar o seu talento, numa animação adequada, segura, eficaz! Desta manifestação festiva ressalta ainda, o calor humano e social, numa atenção e dinâmica impressionantes! Poderíamos intitular este evento de “festa da solidariedade”, como solidário e bom foi São Martinho, que repartiu daquilo que lhe fazia falta! Parabéns malta, pelo bom exemplo e cooperação, cada vez mais raros no meio associativo!
Uma palavra de agradecimento e de gratidão para com aqueles que patrocinaram esta iniciativa, envolta de muito trabalho e de acrescida responsalidade. Um investimento acertado e preciso! Ao que se junta a fantástica equipa de apoio directo, de acção e compromisso. Com a força do voluntariado, do respeito e da alegria em estar ao lado destas causas, na vez de coisas! Fantástico envolvimento e acção junto da “abelha mestra”, a incansável Ana Stébia, sempre em rodopio, atenta, interessada. Daí o grande sucesso da festa, devidamente planeada e conseguida. Que o orgulho e a satisfação, se encontre em cada coração lusitano na Bélgica! Pelos factos e também pelos objectivos alcançados.
DINAMIZAR E PROMOVER
As pessoas e as instituições
Desde a sua criação, esta Associação não tem parado de apoiar acções sociais e de solidariedade, que incluiem a promoção da própria dignidade humana, na sua essência. Com casos delicados, devidamente registados. Vocacionada para promover e dignificar, através do voluntariado! Essa nobre disponibilidade, cada vez mais rara, na nossa hodierna sociedade. Sem grandes formalidades nem hesitações, sem dependências, nem preconceitos. A missão é mesmo estar do lado de quem mais precisa, na mais diversas circunstâncias. O que é de enaltecer, num abrangente reconhecimento público. O lema é mesmo união na acção, num país e língua estranha, de adaptação e de integração. Louvores que são flores para toda esta gente, que nos deixa, ainda mais orgulhosos de ser português, fora de Portugal.
O QUE DISSERAM DA FESTA
Em frases curtas
-“Festa linda! Só tenho a agradecer a Ana Stebia e todos da Associação 10 de junho que me receberam tão bem! -Daniel Castro
-“Parabéns a todo o staff, são exemplares, parabéns também às cozinheiras e ajudantes estava tudo verdadeiramente bom”. -Ana Santos
-“Uma festa em cheio! Venham muitas mais”. -Nandinha Fernanda Guedes
“-Tive pena não poder ir. Pelo que vi nos videos foi uma boa festa à portuguesa. Fica para a próxima” -Anónimo
-“Vou de coração cheio, uma noite memorável”. Anjinho