April 10, 2025

Montenegro esta condenado…

Mar 29, 2024 Hits:2362 Opinião

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:1551 Opinião

PÁSCOA DE BENEVOLÊNCIA…

Mar 25, 2024 Hits:1560 Crónicas

Pai. Funções Benéficas…

Mar 19, 2024 Hits:1412 Crónicas

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:2469 Opinião

Touradas: prática cultur…

Mar 16, 2024 Hits:1679 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:3648 Opinião

Crónicas de uma Portugue…

Mar 11, 2024 Hits:1865 Crónicas

NOITE ELEITORAL E A CONFU…

Mar 11, 2024 Hits:1384 Opinião

A mudança está nas mão…

Mar 08, 2024 Hits:1419 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:984 Crónicas

AUMENTO DE PENAS DE PRIS…

Mar 04, 2024 Hits:1224 Opinião

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:1212 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:1487 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:2421 Opinião

Onde estava no dia 25 de Abril de 1974?

Canábis o Lucro e a Cura



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Canábis, Canabidiol (CBD)

Depois de reconhecido o efeito medicinal do CBD, um dos mais de 60 canabinóides presentes na Canábis que fazem parte da planta e de ter sido reconhecida recentemente as suas propriedades pela Organização Mundial de Saúde, tendo também o Instituto Nacional de cancro dos EUA admitido que a Canábis mata células cancerígenas, é inaceitável que Portugal trate os seus pacientes como se fossem traficantes.

Há muitos estudos que provam as propriedades benéficas da Cannabis para a saúde do ser humano, nomeadamente na luta contra o cancro, epilepsia, diabetes, depressão, esquizofrenia, protecção cardiovascular, anti-inflamatória, dor neuropática, anti-emética (náuseas e vómitos na quimioterapia) e ansiolítica entre outras.

Muitos desses estudos favoráveis (http://bit.do/100estudos) são quase sempre pouco divulgados ou ignorados. Há quem refira que esse “limbo” ou secretismo a que são votados esses estudos, tem como finalidade não o não incentivo do uso recreativo entre os jovens.

No nosso dia-a-dia, todos utilizamos “drogas” sejam elas com fins medicinais, ou recreativos; medicamentos químicos, café, álcool, tabaco etc. Nestes casos sim, está provado que estas drogas têm de longe efeitos mais mortais e devastadores na sociedade, que o hipotético uso da Canábis também para fins recreativos, ao ser legalizada para fins terapêuticos.

Só no último ano nos EUA, um total superior a 17 mil pessoas morreram de overdose de drogas ilícitas, como heroína e cocaína. No que referem a overdose de medicamentos legais prescritos por médicos e farmacêuticos (analgésicos e tranquilizantes) também nos EUA morreram quase 26 mil pessoas.
Já o álcool, uma substância ainda mais acessível e legal, ainda nos EUA, só no ano passado matou perto de 31 mil pessoas.

Ao contrário do que querem fazer crer, por overdose a Canábis ainda não matou ninguém em qualquer parte do mundo. A mortalidade pelo consumo da Canábis, até que se atinja o ponto de uma overdose é ZERO.

Um estudo europeu de 2016 refere, que em Portugal cerca de 4% dos condutores mortos em acidentes de viação estavam associados ao uso da Canábis. O mesmo relatório revela ainda que em mais de “85% das overdoses, foram detectadas a presença de álcool e de medicamentos”.

A intenção de alegadamente diabolizarem o uso da planta deixa poucas dúvidas, tendo para isso as autoridades encomendado estudos e relatórios “à medida”, onde afirmam que em Portugal o consumo de Canábis agravou-se nos últimos anos, mas curiosamente não indicam o número de mortes causadas por overdose.

Esta tentativa de descrédito, censória e paternalista com a apresentação destes “relatórios” duvidosos, pagos com o dinheiro do contribuinte, são alegadamente “fomentadas pela indústria farmacêutica e oncológica”, as quais pretende manter o filão das receitas dos tratamentos patenteados.

Sabe-se que o tráfico e o mercado negro geram milhões. Nos EUA, devido à legalização e venda de Canábis, as operações dos cartéis mexicanos reduziram drasticamente “estando mesmo em risco de levá-los à falência”. Assim, não é de estranhar esta desinformação que visa confundir a opinião pública para supostamente favorecer os lóbis, os traficantes e principalmente os maiores interessados na continuação da proibição em Portugal e no Mundo, que é sem dúvidas a indústria farmacêutica.

Em Portugal há várias plantações de milhares de hectares de Canábis e de ópio para exportação.

Em Portugal, o Governo aceitou vários projectos de plantação de Canábis na zona centro do país, tendo já o Infarmed aprovado várias plantações de dezenas de hectares da planta para exportação. Já nos distritos de Beja, Évora e Portalegre é a papoila de ópio que já ocupa milhares de hectares.

Na Europa, a Grécia e a Alemanha legalizaram também a planta para fins terapêuticos em 2017, tal como já aconteceu na Finlândia e na República Checa há alguns anos. O último relatório da empresa britânica Prohibition Partners prevê que, “dentro de cinco anos, o mercado de Cannabis represente 56,2 mil milhões de euros na Europa”, liderado pela Alemanha.

A Cannabis não é só recreativa como querem fazer crer à sociedade, ela é também medicinal e industrial. Especialistas encaram o cânhamo/Canábis industrial como uma alternativa sustentável ao eucalipto, visto que “oferece mais produtividade que qualquer tipo de árvore para a indústria da pasta de papel”.

Não faz sentido ver pessoas em Portugal a correr riscos ao adquirir “secretamente” e com medo, os únicos produtos que conseguem curar, parar ou atenuar as maleitas dos seus familiares e serem penalizados e vistos como criminosos, só porque a indústria farmacêutica a pretexto da falsa “segurança” paternal não abre mão do lucro. Como referi no início, é inaceitável que em Portugal os pacientes sejam marginalizados e criminalizados como se fossem traficantes. Algo terá de mudar. 

Luso.eu - Jornal das comunidades
Manuel Araújo
Author: Manuel AraújoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


luso.eu Jornal Comunidades

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 564 guests and no members online

EVENTOS ESTE MÊS

Mon Tue Wed Thu Fri Sat Sun
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

News Fotografia