Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Rui Rocha, candidato à presidência da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal (IL), estará hoje, 12 de dezembro, na Bélgica, onde realiza um encontro de campanha com os membros do partido do Núcleo Territorial do Benelux da IL, no âmbito da candidatura Liberalismo para Todos – Lista L.
O encontro com os membros da Iniciativa Liberal terá lugar na Sede no MR – Mouvement Réformateur às 20H00 (CET) / 19H00 (PT). Estes encontros têm como objectivo trocar ideias sobre o futuro do partido, explicar as razões da candidatura, apresentar a equipa e as medidas para o país e para a comunidade portuguesa residente no estrangeiro.
No passado sábado, em Lisboa, com casa cheia, Rui Rocha apresentou a sua lista à Comissão Executiva do partido, a Lista L. Uma equipa que junta renovação à experiência política para continuar a fazer crescer o liberalismo e com objectivos eleitorais definidos para os próximos dois anos: eleger na Madeira, um grupo parlamentar nos Açores e eleger para o Parlamento Europeu.
Com um propósito claro de apresentar uma lista com abrangência nacional, a equipa é composta por membros de diversas zonas e núcleos territoriais da IL, distribuídos pelos distritos de Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Faro, Lisboa, Porto, Setúbal e Viseu, bem como das regiões autónomas dos Açores e da Madeira e ainda da Europa. Os membros da Lista L têm idades compreendidas entre os 21 e os 61 anos.
O candidato apresentou, ainda, as primeiras medidas estruturantes para o partido. No plano externo, além de manter as principais bandeiras da IL, propõe a revogação do Regulamento Geral das Edificações Urbanas, a revisão do calendário escolar, a redução da carga fiscal e da burocracia para profissionais liberais, a reforma do Estado e a redução consistente da despesa pública.
No domínio interno: reuniões trimestrais com os núcleos, uma vice-presidência com o pelouro da Política Local para apoiar autarcas e núcleos e alargar a formação a membros.
Atual deputado, foi cabeça de lista por Braga, tendo percorrido todos os concelhos do círculo eleitoral, numa campanha de grande proximidade. Ainda como membro base participou no núcleo de Braga e integrou a equipa de comunicação, trazendo para o partido a sua vasta experiência na defesa inteligente e bem-humorada das ideias liberais nos blogues, redes sociais e imprensa escrita, tendo colaborado na equipa de comunicação nas eleições presidenciais. No parlamento é uma das vozes de confronto a António Costa e ao seu governo. Integra as comissões de Trabalho, Segurança Social e Inclusão e a de Agricultura e Pescas e grupos de trabalho, nomeadamente de Alterações à Legislação Laboral no âmbito da Agenda do Trabalho Digno e o de Ordens Profissionais.
Nasceu em Luanda, vivendo em Braga desde cedo. Licenciado em Direito pela Universidade Católica, trabalhou como advogado, consultor jurídico e depois desenvolveu uma carreira de gestor de recursos humanos em diferentes áreas, nomeadamente na banca, indústria, construção civil, automóvel, logística e retalho.
Recorde-se que a Iniciativa Liberal irá realizar a VII Convenção Nacional nos dias 21 e 22 de janeiro de 2023 no distrito de Lisboa. Uma Convenção universal, aberta à participação de todos os membros, que irá eleger os órgãos do partido e aprovar a moção de estratégia global para os próximos dois anos.