April 21, 2025

Montenegro esta condenado…

Mar 29, 2024 Hits:2376 Opinião

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:1596 Opinião

PÁSCOA DE BENEVOLÊNCIA…

Mar 25, 2024 Hits:1575 Crónicas

Pai. Funções Benéficas…

Mar 19, 2024 Hits:1443 Crónicas

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:2486 Opinião

Touradas: prática cultur…

Mar 16, 2024 Hits:1773 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:3715 Opinião

Crónicas de uma Portugue…

Mar 11, 2024 Hits:1914 Crónicas

NOITE ELEITORAL E A CONFU…

Mar 11, 2024 Hits:1439 Opinião

A mudança está nas mão…

Mar 08, 2024 Hits:1440 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:1034 Crónicas

AUMENTO DE PENAS DE PRIS…

Mar 04, 2024 Hits:1271 Opinião

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:1267 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:1544 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:2441 Opinião

Onde estava no dia 25 de Abril de 1974?

Um arco-íris num dia cinzento



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


O meu estado de espírito esteve semelhante às condições meteorológicas adversas na Madeira esta semana. Períodos de tristeza forte a moderada com ocorrência de aguaceiros. Ainda assim, despoletava, por breves instantes, no meu coração um arco-íris tímido, mas suficientemente forte para me fazer acreditar que o meu céu pode sempre clarear. 

Curioso que esta foi a semana da minha vida em que mais vi este fenómeno da natureza a explodir no céu e que não me deixa de encantar. De repente parece que a minha criança interior traz-me, de novo, o espanto, essa sensação distante que no mundo monótono e robotizado dos adultos fica mais adormecida, ainda que latente.

Senti que no meio da minha nebulosidade e tempestade interior formava-se um arco-íris, mesmo nestes dias mais tenebrosos.

Reparei nisso ao deambular pelo Funchal. Tomei a liberdade de calcorrear a baixa, algo que já não fazia há muito tempo. Notei a cidade com pouco ânimo, melancólica, taciturna até. Parecia que estava mergulhada na obra de Herberto Helder, os "Passos em Volta". 

E, apesar de ver a preparação das iluminações de natal na cidade, e reparar naqueles homens de trabalho, presos no topo das árvores para nos trazer a Festa aos olhos e ao âmago da nossa essência madeirense, senti que havia uma tristeza a ruminar na calçada, uma falta de fôlego que nos engole nesta incerteza que os tempos pandémicos nos trazem. Uma certa inércia borrifava o ar e contagiava-me o espírito.

Partilhei este desabafo por mensagem com um amigo, que me falava sobre gostar de ver a cidade assim, despida de turistas. Nua e crua. Eu entendi o que ele quis dizer e respondi que no caos há beleza. Sempre acreditei nisso. Há sempre um arco-íris prestes a se formar, entre o limbo do sol com a chuva. E é por isso que é tão difícil para mim ficar muito tempo chateada com a minha reles existência, mesmo que seja tão mundana e aparentemente sem sentido.

Enquanto continuava pela minha errância funchalense, decidi ir até ao Jardim Municipal. Um local que muitas pessoas não consideram seguro por ser o lugar onde se reúne gente que, à falta de abrigo, refugiam-se ali naquele jardim, nos pulmões da cidade, com um anfiteatro aberto e disponível para a magia do universo, em frente ao majestoso Teatro Baltazar Dias. 

Estava sentada num banco, distraída na minha falésia emocional. Dei por mim a pensar no quanto adoro jardins no meio da urbe, o que me levou logo à minha errância por Bruxelas, cidade que se fez minha e onde grassava muito da minha solitude, especialmente por esses espaços verdes a perder de vista. 

Eis que, de repente, fui interpelada por uns grandes olhos azuis, hipnóticos, doces, familiares e amistosos. 

Ela diz-me:

– Olá! não me estás a reconhecer pois não?

Pensou que, por momentos – e com algum receio que estava a denunciar na voz –, com a máscara no rosto eu não saberia a quem pertenciam aquelas safiras.

E eu respondo assertivamente sem titubear, “claro que sim.”

Ficamos ainda uns segundos sem saber bem o que dizer, até porque são dez anos, desde a última troca de palavras, que nos separam. Uma amizade dos tempos de escola e que, por arrufos da adolescência, ficou numa gaveta, arrumada, mas nunca esquecida, nem muito menos sarada. Tenho em crer que o fim de uma amizade, a perda de um grande amigo/a, pode custar e atormentar mais, muito mais, do que o fim de um grande amor.

Um amigo acompanha-nos nos amores, nas horas mortas, na inquietude da existência. 

No meio da minha comoção desarrumada, convidei-a a sentar-se no banco e, no fundo, novamente na minha vida. Ali, em quase uma hora fizemos um resumo sucinto, mas verdadeiro e puro, das nossas vivências na última década. 

E mesmo com tantos anos de distância parece que não se passou tempo algum, embora já não sejamos aquelas meninas jovens a fazer descobertas. Somos hoje mulheres. Maduras. E não deixamos que a separação nos coibisse de revelações ou até de confissões, como fazíamos em miúdas.

No final desse dia, que amanheceu escuro, difuso e desfragmentado, fiquei a pensar em "Como é Linda a Puta da Vida", como diria o grande Miguel Esteves Cardoso. 

Luso.eu - Jornal das comunidades
Cláudia Caires Sousa
Author: Cláudia Caires SousaEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


luso.eu Jornal Comunidades

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 938 guests and no members online

EVENTOS ESTE MÊS

Mon Tue Wed Thu Fri Sat Sun
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

News Fotografia