Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Os oito cabeça de lista ao município de Ponte de Lima, debatem esta quarta-feira 1 de Setembro, as propostas apresentadas ao eleitorado, para as eleições autárquicas de 26 de Setembro próximo.
Contudo, com as limitações impostas pelo COVID – 19, e após sorteio realizado pelo canal televisivo, em estúdio estarão metade dos líderes das forças políticas candidatas a Presidente de Câmara, e, em directo de Ponte de Lima, os outros restantes.
Esta será então a primeira “prova” dos pretendentes a inquilino dos Paços do Concelho, tal como aconteceu há quatro ano atrás, recordemos.
Os participantes no debate, com início às 22,30 h serão os seguintes: Vasco Ferraz, pelo CDS/PP e actual vereador dos pelouros das obras particulares, desporto e Protecção civil; Abel Baptista, antigo Vice – Presidente de Daniel Campelo, e líder da lista independente Ponte de Lima, Minha Terra; Gaspar Martins, outro número dois de Daniel Campelo, e agora candidato independente pelo movimento Vira Milho; José Nuno Araújo, professor ensino secundário e cabeça de lista pelo PPD/PSD; José Manuel Puga, outro educador, mas de Geografia, pelo PPM; João Gomes, Técnico de Marketing e Publicidade, pela CDU; Gonçalo Abreu e Lima, empresário de Gin do Alentejo, pelo Chega, e finalmente, a enfermeira Joana Quintela, pelo independente Movimento 51.
Com 39 freguesias, resultantes de agregação, pois anteriormente eram 51, o concelho de Ponte de Lima perdeu mais de mil eleitores nos últimos tempos, de acordo com dados oficiais recentes. Assim, depois de em 2017 haver 42,009 eleitores inscritos, os cadernos eleitorais actualizados, somam apenas 40,547, isto é, o concelho perdeu 1462 cidadãos com direito a voto!
As maiores freguesias limianas com eleitores inscritos são respectivamente: a sede do concelho anexa com Arca (3640 inscritos), Arcozelo (3240), Correlhã (2533) e Refóios (2135).