
Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Num ano marcado pela maior crise sanitária de que há memória, em que um vírus veio colher muitas vidas e transformar o dia a dia de todos nós, a Fundação “Nova Era Jean Pina” legalmente constituída no último trimestre do ano passado, pelo lusodescendente, João Pina oriundo dos Trinta, no Concelho da Guarda não quis ficar indiferente aos inúmeros pedidos de apoio que recebeu.
Se por um lado o receio de pouco conseguir fazer dadas as dificuldades económicas sentidas nos “4 cantos do mundo”, por outro lado a vontade de ajudar foi ainda mais forte. O ano de 2020 foi verdadeiramente um ano de luta e os meses que se aproximam são de muita incerteza e dificuldade.
João Pina mais uma vez se desdobrou em contactos não só para aumentar o número de mecenas, mas também os 14 embaixadores desta causa espalhados por vários Países apoiaram este empresário para que o que estava inicialmente previsto tivesse sido alcançado.
O intuito de ofertar 500 cabazes em Portugal e França foi largamente alcançado, aliás foi quase duplicado. Em França serão distribuídos 200 cabazes (Santa Casa da Misericórdia de Paris e Associação Luso Poissy), em Portugal 600 (500 na região da Guarda e 100 em Santo Tirso).
Grupos como a “Nova Delta France”, a companhia de Seguros” Império” a Instituição Bancária “CIC”, a “Pastelaria Belém”, os Supermercados “ Le Panier du Portugal” , o “Mc Groupe”, o Comendador José Morais a residir nos Estados Unido da América que se junta uma vez mais a esta campanha de Natal e a Senhora Nathalys Francisco. Ainda através da Embaixadora da Fundação, Patrícia Correia foram entregues, em dois fins de semana vários bens alimentares a famílias carenciadas em Lyon.
Já em Portugal, os 17 produtos que constituem os mesmos foram adquiridos a uma empresa que também opera na Cidade da Guarda - uma forma de colaboração para com um empresário que tem um estabelecimento naquela Cidade
Todos os cabazes foram materializados na Junta de Freguesia da Guarda, a quem o Presidente da Fundação deixa uma palavra de agradecimento pelo excelente Trabalho “o Presidente da Junta, Professor João Prata, é um ser humano de exceção e sem a Sua equipa não teria sido possível fazer tantos cabazes”.
Os mesmos foram entregues nos Concelhos de Celorico da Beira, Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Guarda (à loja Social “Mão Amiga”e Outeiro de S. Miguel), aos alunos dos PALOPS que estudam no Instituto Politécnico da Guarda, Manteigas, Sabugal, na Freguesia de Fernão Joanes e Meios, no Concelho de Mangualde e à Associação “Asas da Solidariedade” em Santo Tirso- a esta última foram entregues 100 cabazes.
Para quem a palavra “impossível” não existe no dicionário, esta campanha veio confirmar mais uma vez que para este benemérito é efetivamente especial “Tudo se consegue com esforço e total empenho, mas foram muitos dias dedicados a esta causa sinto-me feliz por saber que 800 famílias terão uma Consoada mais feliz, apesar das ausências físicas que se impõem neste Natal”.
João Pina, realça ainda que só acompanhado pelos restantes elementos que constituem a Fundação foi possível, compõem a mesma, a Senhora Lú Miranda, Jorge Alexandre, Tiago Pina e Luís Pina que atuam como uma verdadeira equipa, uma equipa que ultrapassa barreiras na ajuda efetiva a quem mais precisa.
Unidos pela Solidariedade o desejo é que agora o Natal seja vivido com saúde e paz.
Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades