
Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
“O valor das coisas não está no tempo que elas duram,
Mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis."
Há já alguns anos que Paula Teixeira de Queiroz, advogada e escritora, manifestou o desejo de apresentar uma das suas obras em Bruxelas! De livro em livro e já vai no quarto volume, chegou o dia de transformar o sonho em realidade! Esse momento cheio de alegria, com adornos de magia. De felicidade e muito orgulho. Assim no passado dia três de Março, na Embaixada de Portugal em Bruxelas, foi apresentado o seu último romance. “Os Amantes da Dona Julieta” foram trazidos à comunidade portuguesa na Bélgica e sociedade de acolhimento. A sala “Damião de Góis”, espaço privilegiado de encontros com a cultura, a arte e o saber, estava repleta de gente ávida de conhecer o enredo, o mistério e a história da obra literária, que atrai, cativa e envolve…
Tudo se preparou com esmerado e meticuloso cuidado. Também nos pequenos detalhes! Houve surpresas… Depois do intróito de boas vindas pronunciado pelo Sr. Embaixador de Portugal na Bélgica, Dr. António Vasco Alves Machado, seguiu-se a apresentação do livro. Joaquim Pinto da Silva, igual a si próprio, traçou, de forma sucinta, o teor da obra. Com momentos de bom humor, tão intenso, profundo e sério era a abordagem daquele romance.
Por sua vez a autora, Dra. Paula Teixeira de Queiroz, num jeito e semblante muito próprio, falou da sua carreira académica e literária, enaltecendo a sua vocação e veia literária. A paixão pelas letras, pela pesquisa, por coisas e causas que atormentam a humanidade, tem origem no saber e nos exemplos familiares. Ao que se junta muita capacidade criativa, visão e perspicácia… Paula Teixeira de Queiroz, não escondeu o seu regozijo, pela forma e conteúdos ali representados. Também a música popular, concertina, cavaquinho e viola se quiseram associar ao evento. Toques subtis do Minho, na apresentação de um livro… Nem a Dona Julieta queria acreditar! E os tantos “amantes” de literatura, tradições, cultura... viveram um momento muito particular; convincente, intenso, emotivo… Parabéns a quem organizou. Tudo tão perfeito… Obrigada à autora, Dra. Paula Teixeira de Queiroz, por nos ter proporcionado mais este encontro de louvor à língua portuguesa, à literatura, à história, ao imaginário. E os votos de muito sucesso.