April 22, 2025

Montenegro esta condenado…

Mar 29, 2024 Hits:2378 Opinião

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:1598 Opinião

PÁSCOA DE BENEVOLÊNCIA…

Mar 25, 2024 Hits:1576 Crónicas

Pai. Funções Benéficas…

Mar 19, 2024 Hits:1450 Crónicas

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:2487 Opinião

Touradas: prática cultur…

Mar 16, 2024 Hits:1793 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:3735 Opinião

Crónicas de uma Portugue…

Mar 11, 2024 Hits:1931 Crónicas

NOITE ELEITORAL E A CONFU…

Mar 11, 2024 Hits:1441 Opinião

A mudança está nas mão…

Mar 08, 2024 Hits:1441 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:1035 Crónicas

AUMENTO DE PENAS DE PRIS…

Mar 04, 2024 Hits:1274 Opinião

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:1269 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:1544 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:2441 Opinião

Entretenimento

  1. Entrevista
  2. LusoPodcast
  3. Foto do Mês
  4. Lifestyle

Conselheira deixa presidência mas mantém-se no Conselho das Comunidades



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


(Lusa) – A conselheira eleita para o Conselho Regional da Europa, Luísa Semedo, demitiu-se do cargo de presidente do órgão devido a uma "situação absolutamente impossível" com o partido Chega e tem a "solidariedade" do Conselho das Comunidades Portuguesas.

"Eu saio desse cargo, de representação dos conselheiros, e passo a ser uma conselheira que fala por ela própria e responde pelos eleitores que a elegeram. [...] Enquanto presidente eu teria de o convidar [André Ventura] e ser anfitriã da reunião. Normalmente os convidados chegam, falam comigo e eu sou a principal interlocutora", explicou Luísa Semedo em declarações à Lusa.

O presidente do Conselho Permanente do Conselho das Comunidades Portuguesas (CPCCP), Flávio Martins, comentou hoje a demissão de Luísa Semedo, tendo afirmado à Lusa que a decisão é merecedora do seu “respeito”, mostrando-se solidário com a conselheira.

“Quanto à demissão da Luísa Semedo […], os conselhos regionais têm autonomia de funcionamento, que o conselho permanente respeita, e a decisão pessoal dela merece também o meu respeito e a minha solidariedade. Já, inclusive, expressei isso diretamente a ela”, declarou Flávio Martins.

Também a secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, disse na terça-feira à Lusa respeitar a decisão de Luísa Semedo, acrescentando que o seu trabalho como conselheira não será afetado pelos acontecimentos.

“Ela demitiu-se, apresentou as suas razões e eu só tenho mesmo de as respeitar. Isso não interferirá em nada, suponho eu, com o trabalho que ela vai agora fazer como conselheira das comunidades portuguesas”, disse a secretária de Estado. 

A conselheira, que integra o Conselho das Comunidades Portuguesas e foi eleita em França, anunciou nas suas redes sociais no fim de semana que abandonaria o seu cargo de representação dos restantes 24 membros do Conselho Regional da Europa devido à obrigação de uma interação direta com o partido Chega, recentemente eleito para a Assembleia da República.

"É uma situação absolutamente impossível de fazer porque eu não considero nem o Chega nem o André Ventura como legítimos no cargo onde estão. Não vou falar com uma pessoa que é racista, fascista e tem no seu programa várias medidas intolerantes", argumentou Luísa Semedo.

A reunião do Conselho Regional da Europa vai realizar-se nos dias 27 e 28 de fevereiro em Lisboa, no Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Nesta ocasião, os conselheiros que representam a comunidade nos diferentes países europeus encontram-se com representantes de todos os partidos eleitos para a Assembleia da República de forma a discutirem os problemas e prioridades da diáspora. A reunião vai servir também para eleger um novo presidente.

"Toda a reunião anual tem eleição para a mesa diretora, assim prevê a lei. Não sei quem irá assumir essa função, mas será durante a reunião", explicou Flávio Martins.

Luísa Semedo indicou que não "há outros conselheiros que não querem dialogar" com André Ventura e caso o deputado apareça, os conselheiros preparam-se para tomar alguma iniciativa conjunta.

Esta tomada de posição pública de Luísa Semedo, tem levado a que tenha sido alvo de várias ameaças, vendo-se obrigada na terça-feira a fechar a sua página de Facebook.

"Ontem, de repente, comecei a receber imensas mensagens ao mesmo tempo. Mensagens muito violentas e ameaçadoras, a dizerem que eu era pior que o Hitler e eu comecei a bloquear. Depois achei que havia coisas demasiado difíceis como 'macaca', 'preta' ou 'morre'", indicou.

O Conselho das Comunidades Portuguesas que elege representantes em todo o Mundo vai ter novas eleições em outubro deste ano e a conselheira em França ainda está a ponderar uma possível recandidatura.

"Achava que não [me voltaria a candidatar], porque achava que era importante haver uma rotatividade. Mas agora não consigo dizer de forma definitiva que não me candidatarei. Mas há várias formas de lutar", concluiu.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


luso.eu Jornal Comunidades

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 940 guests and no members online

EVENTOS ESTE MÊS

Mon Tue Wed Thu Fri Sat Sun
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

News Fotografia