
Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Desde o ano transato que a “Fundação Nova Era Jean Pina” tem vindo a acompanhar famílias lusodescendentes em Lyon. Vários foram os cabazes de Natal, carrinhos com bens alimentares e produtos de higiene distribuídos a famílias previamente sinalizadas.
Recentemente, a Fundação soube através da Embaixadora em Lyon, Patrícia Guerreiro, que uma família portuguesa a viver a Oeste de Lyon se encontra a viver dias muito difíceis, agravados pela Pandemia de Covid 19.
Há vários meses que esta família com 2 filhos ainda a seu cargo tem vivido dias de angústia. A esposa, faz algumas horas na limpeza, mas o seu ordenado mal chega para pagar a as despesas do dia a dia. O marido devido a problemas de saúde esteve hospitalizado e não pode neste momento trabalhar. Apesar da ajuda da Segurança social Francesa, tem uma divida no hospital de cerca de 1300 euros, fruto do internamento e medicação a que esteve sujeito.
Segundo refere a esposa “O meu marido estava muito mal, e nós ainda não temos a “carte vital” o que não lhe deu o direito aos pagamentos pela segurança social dos tratamentos que recebeu. E tudo isto foi muito caro, graças a Deus, uma parte da fatura foi anulada, e outra já esta paga, mas ainda falta pagar algum.” Refere Clara, a mãe dos meninos e esposa de Ivo.
O Presidente da Fundação, João Pina, depois de analisar este processo, mais uma vez disse “presente”, o valor em falta para com Segurança Social francesa (1.300€) será paga pelo Grupo empresarial que administra nos arredores de Paris- “Grupo Jean Pina” e pela Fundação. Segundo refere João Pina, “são muitos os pedidos que diariamente chegam à Fundação, não podemos ajudar a todos, gostaríamos muito, mas não é possível”, daí parte deste valor ser pago pela minha empresa. Não pude ficar indiferente a esta situação, saúde e alimentação são bens fundamentais para qualquer ser humano, o sentido da vida também é ajudar o próximo”.
No fim de semana passado a Fundação pagou, igualmente, bens alimentares de primeira necessidade a esta família portuguesa.
Gestos altruístas de João Pina, que em menos de um mês apoia 2 gestos de solidariedade, a título pessoal e enquanto responsável pela Fundação “ Nova Era Jean Pina”.