
Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
O Luso.eu, órgão de comunicação social com sede na Bélgica, dirigido por o Lusodescendente Tony da Silva e o empresário português residente em França, João Pina, assinaram uma parceria para promover o seu grupo empresarial, mas sobretudo a ação social da sua fundação, criada em 2019.
Desde longa data que estes dois lusodescendentes têm uma contato próximo, inclusive nas visitas que o empresário João Pina efetua à Bélgica, onde o contacto com a Comunidade Lusa tem sido para João Pina uma constante.
João Pina, é natural de Trinta, no concelho da Guarda, nasceu em 1967 e emigrou para França nos anos 80, com 19 anos de idade, onde fundou a Sua própria empresa, pouco tempo depois de chegar ao País que o acolhe até à presente data.
Presentemente é administrador do Grupo Jean Pina, sediado na região de Paris, um conjunto de seis empresas com atividades em áreas como a construção civil, limpeza e reciclagem de resíduos, que o alteiam a um dos mais relevantes empresários luso-franceses.
Como refere João Pina, “sei que o meu trabalho é reconhecido fruto de muita dedicação”, mas refere ainda, “acompanho a minha equipa nos trabalhos de construção, de limpeza, nunca fui o chefe, prefiro ser o elemento da equipa que com eles trabalha, muitas e muitas horas por dia”.
Na área da solidariedade é conhecido pelas diversas ações de caráter social que tem vindo a realizar e de uma inequívoca solidariedade em prol da comunidade portuguesa em França, Portugal, Bruxelas, Brasil, entre outros países.
Em 2019, aquando da criação da Fundação, com o lema #solidariedadeemmovimento, sentou cerca de mil convidados à mesma mesa e distribuídos mais 300 cabazes a famílias necessitadas da região da Guarda e Mangualde, contando ainda com contribuições de outros emigrantes (associações, cantores). Foi uma noite que ficará na memória de todos os que a acompanharam.
A poucos meses de fazer dois anos de atividade após a apresentação da Fundação Nova Era, “o balanço é extremamente positivo”, superou qualquer expetativa. Têm sido realizados diversos protocolos de colaboração, temos ajudado várias famílias com bens alimentares, muito mecenas se tem juntado à Fundação e o papel dos Embaixadores tem sido fundamental para que estejamos a chegar tão longe, referiu ao “Luso”.
Em 2020, ano de pandemia, a sua Fundação pensou, primeira fase, em pouco ou nada fazer, contudo, a decisão a poucos meses do Natal alterou-se e conseguiu oferecer mais de 1000 cabazes a famílias carenciadas, entregues, sobretudo, na região da Guarda, Mangualde, Santo Tirso, Paris e Lyon.
Entre março e setembro de 2021 distribuiu bens alimentares à Aldeia SOS na Guarda, tendo em conta o protocolo firmado com esta IPSS que acolhe crianças.
Ainda este ano, tanto a Fundação Nova Era como o Grupo Jean Pina já abrigaram um português em situações precárias de habitação, ajudaram a pagar tratamentos de emigrantes, aliaram-se às Associações “Ajudaris” , à “Cap Magellan, à ” LusoPoissy” no combate à pobreza.
Neste momento prepara a campanha de Natal e está prevista a ajuda a Lusodescendentes na Venezuela.
João Pina pretende dinamizar a solidariedade da fundação, não só na altura de Natal, mas confessa que o período do “nascimento de Jesus” é lhe muito especial. Em pleno século XXI, existirem pessoas que não tem o que colocar na mesa na noite de Consoada, deixa-me profundamente triste.
Unidos chegamos sempre mais longe, sei que com trabalho e a colaboração de todos este Natal será mais feliz para cerca de 1500 famílias.
O contrato agora firmado com o Luso.EU tem precisamente este propósito chegar mais longe e consequentemente ajudar mais famílias com necessidades.