
Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Realizou-se no dia 30 de abril do corrente ano, a festa de lançamento de mais uma associação portuguesa na Holanda; a associação portuguesa 25 de abril. A associação sediada em Hansweert, na Holanda pretende contribuir para unir a comunidade portuguesa e divulgar a nossa língua e cultura.
A cerimónia contou com a presença da senhora embaixadora de Portugal na Holanda Rosa Batoréu , a Sra. eurodeputada Marisa Matias, o Sr. Cônsul-geral de Angola na Holanda Clemente Camenha, o incansável Sr. Avelino Barboza de Roterdão, e com os representantes do PCP e do PSD; ambos vindos da Bélgica . O PSD esteve representado pelo seu Vice-Presidente e mandatário para as comunidades Victor Alves Gomes e o PCP Sr.Joaquim Oliveiro.
Vieram também vários elementos da comunidade Portuguesa de Sint-Katelijne-Waver em Flandres, e Jorge Afonso, o coordenador da página facebook do PSD Europa e militante histórico do PSD.
De tarde decorreu a cerimónia de inauguração, com varias intervenções dos organizadores e das entidades convidadas. Só temos a lamentar que o facto de uma bandeira nacional estivesse a cobrir a mesa com os comes e bebes tenha dado origem a uma polémica estéril no facebook. Os organizadores mostraram e demonstraram um profundo amor e respeito pela nossa bandeira, e estão de parabéns pela iniciativa e pelas longas horas de trabalho dedicadas a festa.
Do jantar constou frango no churrasco, batata frita, muita amizade e um franco convívio entre todos os participantes.
Depois entre as 21 horas às 02 Horas, decorreu a Noite de fados com a presença dos consagrados artistas Conceição Brito, Jaime Martins, Mário Costa - Fado humorista, Luís Ferreira - Fadista de Haia, Rafael Ferreira com a presença dos músicos Neca Batista e Francisco Lopes. No intervalo foi servido caldo verde, chouriço assado, azeitonas e muita conversa . Desejamos a associação muitos sucessos e coragem para seguir em frente no difícil mundo da visa associativa.
Dizem que onde há dois Portugueses, há duas associações de Portugueses; em Hansweert, na Holanda, há só uma e funciona.
Para todos participantes e sobretudo para aqueles que trabalharam de graça para fazer deste evento um sucesso, um bem-haja e viva Portugal.