April 22, 2025

Montenegro esta condenado…

Mar 29, 2024 Hits:2378 Opinião

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:1598 Opinião

PÁSCOA DE BENEVOLÊNCIA…

Mar 25, 2024 Hits:1578 Crónicas

Pai. Funções Benéficas…

Mar 19, 2024 Hits:1450 Crónicas

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:2487 Opinião

Touradas: prática cultur…

Mar 16, 2024 Hits:1806 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:3754 Opinião

Crónicas de uma Portugue…

Mar 11, 2024 Hits:1941 Crónicas

NOITE ELEITORAL E A CONFU…

Mar 11, 2024 Hits:1442 Opinião

A mudança está nas mão…

Mar 08, 2024 Hits:1442 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:1035 Crónicas

AUMENTO DE PENAS DE PRIS…

Mar 04, 2024 Hits:1275 Opinião

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:1269 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:1546 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:2443 Opinião

Entretenimento

  1. Entrevista
  2. LusoPodcast
  3. Foto do Mês
  4. Lifestyle

Novo estudo pretende mostrar expectativas dos emigrantes no regresso definitivo a casa.



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


O estudo das migrações de regresso a Portugal não tem sido sistemático nos trabalhos sobre a emigração portuguesa. No entanto, mesmo após uma corrente mais significativa de regressos de portugueses de França e da Alemanha, em resultado das crises provocadas pelos choques petrolíferos, nos anos 1970, foi sempre havendo movimentos de contracorrente da emigração. Ou seja, os regressos, tal como a emigração, nunca terminaram.

Após a intensificação da emigração associada à subida do desemprego, particularmente entre os jovens, e à austeridade dos anos da Troika, a temática dos regressos reentrou na agenda científica, política – nomeadamente com o Programa Regressar – e mediática. O interesse da investigação deriva da combinação da ideia de que os regressos são expectáveis, devido à retoma económica portuguesa que se verificava antes da pandemia, com evidências científicas de que existe uma tendência para uma parte importante dos imigrantes deixarem, cinco anos após a chegada, o país onde foram residir, seja para regressar ao país de origem, seja para reemigrar.

No seguimento de um projeto recente sobre a emigração portuguesa (REMIGR 2014-2016), está em curso o projeto “Experiências e expectativas de regresso dos novos emigrantes portugueses: reintegração e mobilidades” (EERNEP), financiado pela FCT com a referência PTDC/SOC-SOC/28730/2017. O projeto é coordenado pelo CICS.Nova.IPLeiria, tem co-coordenação do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e parceria do CIES_Iscte-Instituto Universitário de Lisboa.

É às intenções e aos regressos efetivos de emigrantes que saíram naqueles fluxos migratórios mais recentes que o projeto, com uma duração prevista de 36 meses e que se iniciou no princípio de 2019, se dedica. Através de várias atividades, podemos identificar dois objetivos principais no estudo: por um lado, conhecer as expectativas ou intenções de regresso (ou de não regresso) entre portugueses ainda emigrados e analisar os fatores que influenciam essas mesmas intenções, que remetem para os contextos de relação com o país de residência ou acolhimento, mas também com as formas de relacionamento com Portugal; por outro lado, importa estudar regressos já concretizados e compreender como o que esteve na origem da decisão de regresso, mas especialmente como se está a processar ou processou a reintegração em Portugal. Obter respostas com os objetivos referidos significa obter importantes contributos para aferir o potencial o potencial de desenvolvimento demográfico e económico para o país, designadamente devido aos investimentos que poderão ser feitos e à transferência de conhecimento acumulado durante o processo de residência no estrangeiro.

Para que os estudos sejam úteis na prestação de informação à opinião pública e aos governos e poderes políticos, é necessário que haja um envolvimento dos agentes desses estudos, participando nos instrumentos que são disponibilizados para recolher as suas experiências, as suas opiniões, as suas sugestões. Esta informação permite complementar a análise das estatísticas recolhidas no Eurostat, ao qual os institutos de estatística dos países europeus (no caso português, o INE) reportam informação. Só dando “voz” – neste caso, por escrito — aos emigrantes, é possível desenvolver recomendações que possam atender ao que estes desejam, assim como contribuir para políticas públicas eficientes.

Assim, convidam-se os leitores a participar no inquérito que procura contribuir para o conhecimento sobre que expectativas de regresso têm os portugueses residentes no estrangeiro. Dirige-se, portanto, a cidadãs/os de nacionalidade portuguesa e/ou nascidos/as em Portugal.

Importa referir, ainda, que na época que vivemos, com a pandemia, não só é muito mais difícil recolher informação presencial, como haverá efeitos na estruturação das sociedades, no emprego, na economia, entre outros, que também exercerão influência sobre as expectativas de regresso e de reintegração após o regresso. Importa, portanto, identificar os efeitos que a pandemia teve sobre a vida e os projetos migratórios dos/as respondentes, razão pela qual também faz parte do inquérito um conjunto de questões a esse respeito.

Mais informações sobre o projeto e as suas próximas atividades, onde se incluirá um inquérito dirigido a portugueses regressados daqui a uns meses, podem ser consultadas aqui. Dúvidas ou questões podem ser enviadas para o e-mail eernep( @ )gmail.com.

 

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


luso.eu Jornal Comunidades

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 584 guests and no members online

EVENTOS ESTE MÊS

Mon Tue Wed Thu Fri Sat Sun
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

News Fotografia