
Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Realizou-se este sabado dia 25 de Novembro, o primeiro jantar do sarrabulho na cidade da Antuérpia, capital da Flandres, província do Reino da Bélgica.
Previamente a Confraria do Sarrabulho de Ponte de Lima já tinha organizado 3 eventos em Bruxelas, por isso; neste querido mês de Agosto num jantar almoço organizado em Ponte de Lima, ficou combinado que a Bélgica não é so Bruxelas e que seria importante descentralizar o evento.
O evento foi organizado pela Paula Castro, dona do Café/Restaurante Espigueiro, uma figura bem conhecida da comunidade portuguesa da Antuérpia e que je tem organizado eventos similares no passado.
A animaçao musical esteve a cargo do Antonio Fernandes da Ponte da Barca; que com a sua música abrilhantou o evento. O melhor elogio que a organizaçao podia receber, para mim; foi ouvir uma pessoa de passagem pela Bélgica, dizer que se sentia como em Portugal. Eu tambem me senti como em Portugal, e regressaram a minha memória, recordaçoes de quando eu ia com o meu avô materno, o senhor Alves do Romano, comer o sarrabulho à Ponte de Lima. A vida tem o costume de fugir com o tempo, mas as recordações e as boas memorias ficam para sempre enquanto há vida.
Neste jantar estiveram presentes cerca de 110 pessoas,e como foi a primeira vez o número foi limitado e não chegou para as encomendas; muitos dos quais Belgas que vieram descobrir ou redescobrir a nossa gastronomia. Foi um bom momento de convivio entre portugueses e amigos de Portugal.
A cidade da Antuérpia é uma cidade muito importante, tem o segundo maior porto da Europa e as relações entre Antuérpia e Portugal são muito antigas. A primeira associação dos comerciantes flamengos estabeleceusse em Lisboa no ano de graça de 1499 e o primeiro consulado de Portugal no mundo abriou em Antuérpia no ano de 1520.
Pelo consulado da Antuérpia passaram varios consules, entre eles o conhecido consul Aristides de Sousa Mendes. Até aos anos 60, o consulado tinha mais movimento do que a Embaixada em Bruxelas, importancia que perdeu gradualmente até ser encerrado em 2012.
Para o ano há mais; parabens a Paula Castro e a Confraria do Sarrabulho e que este tipo de eventos seja fonte de inspiraçao para outras confrarias; há um Portugal que vai para além das nossas fronteiras; e a nossa gastronomia é uma excelente embaixadora dos nossos sabores e saberes da nossa terra. Parabens pela uniao entre portugueses, ver um evento de Ponte de Lima organizado por uma pessoa dos Arcos e com animaçao de outra da Ponte da Barca, deveria ser a norma, não a excepçao; sozinhos não somos nada, juntos somos mais fortes.