
Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
A “salle Communale” de Onex, em Genebra, esgotou no dia 15 de fevereiro para celebrar o 3° Aniversário do mais recente grupo folclórico de Genebra.
Apesar dos cerca de 2000 km que nos separam desse nosso lindo Portugal, o público foi recebido num ambiente de extremo convívio por toda a organização, onde a decoração da sala e a gastronomia davam a ideia de realmente estarmos numa casa bem portuguesa.
O rancho folclórico "As alegrias do norte" é formado por cerca de 45 elementos, sendo o atual presidente José Manuel. Representam a etnografia e riqueza cultural do norte, desde o Alto e Baixo Minho, Trás-os- Montes, e Douro Litoral, com representação de cada região do país com suas danças e cantares próprios. Têm já no seu reportório diversas atuações na Suiça, assim como também em França, Luxemburgo e Portugal.
O evento teve ínicio às 20 h, animado por um trio de concertinas do rancho folclórico anfitrião, composto pelo Kylian, a Raquel e o Diogo.
Seguiu-se depois a atuação de outro grupo da casa: o "Grupo de Cavaquinhos Alegrias do Norte", formado por 9 elementos, com apenas um ano de existência, tendo sido fundado com o grande entusiasmo de Joaquim Reis, um elemento muito colaborador e acarinhado por todo grupo.
O evento terminou já a altas horas da madrugada, com a atuação do cantor romântico Luís Filipe Reis.
Em entrevista ao nosso jornal, o cantor natural da Guarda dizia "sentir-se muito contente de atuar para a comunidade portuguesa pois ele também fora emigrante em França, onde iniciara a sua carreira já há mais de 35 anos, daí escrever muitas canções dedicadas aos emigrantes".
Autor de grandes sucessos como por ex: Alma cigana" , "Amor de Verão", " Se queres um beijo meu", entre outros, tem atuado pela Austrália, África do Sul, EUA, Canadá, e por inúmeras vezes em França, tendo previsto espectáculos em breve para o Luxemburgo.
Revelou ao nosso jornal em primeira mão que sairá em maio um novo Cd, com ritmos ciganos, que contará com a ajuda de dois músicos do célebre grupo "Gipsy Kings".
A direção do rancho folclórico "As alegrias do norte" estava satisfeita com o sucesso do evento e empenho de toda a sua equipa e manisfestou no fim um carinho muito especial para com o Grupo Dinâmicos que, apesar de não ter podido atuar, por questões de timing, tratou de toda a sonorização e iluminação com exemplar profissionalismo.
O nosso jornal deseja a todos estes grupos continuação de muitos sucessos, na divulgação do que de melhor temos: as nossas tradições, usos e costumes.