Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Cumprindo o programa de sua agenda oficial, a Sra. Ministra Damares Alves está na Suíça desde domingo, de forma a ouvir e apoiar a comunidade brasileira emigrante neste país, defendendo uma maior integração entre as ações praticadas pelo terceiro setor e o governo brasileiro.
O Consulado-geral do Brasil em Genebra recebeu, no passado dia 1 de março, a comitiva liderada pela Sra. Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. O evento contou, ainda, com a presença de representantes de 25 organizações de voluntários que apoiam imigrantes brasileiros na Suíça e no Liechtenstein.
O encontro foi promovido pelo consulado-geral brasileiro de Genebra em coordenação com o Conselho de Cidadania (CdC). Durante cerca de três horas, a Sra. Ministra ouviu os representantes das organizações que apoiam emigrantes brasileiros e ajudam a promover a cultura junto à comunidade do país helvético.
Graças a este encontro, mediado pela Sra. Cônsul de Genebra, Susan Kleebank, que contou com a colaboração do Conselho de Cidadania da Suíça Romanda, todos puderam apresentar seus projetos à Sra. Ministra e irão ser analisados, podendo ser apoiados ou replicados no Brasil.
Alguns dos presentes relataram dificuldades em obter qualificação profissional neste país europeu, pelo alto custo e concorrência por vagas de outras populações residentes. A ministra aproveitou, então, para informar que o Governo brasileiro oferece várias alternativas de ensino à distância, de grande importância para os brasileiros aqui na Suíça: “Hoje temos cursos como o ˈQualifica Mulherˈ, por exemplo, que podem ser acessados de qualquer lugar do mundo. E ali temos a qualificação profissional para a pessoa que busca um emprego, como também o caminho das pedras para o empreendedorismo. Milhares de mulheres já se capacitaram”, afirmou.
Damares Alves também disse que pretende incentivar a criação do "Espaço da Mulher Brasileira" em Genebra, nos mesmos moldes daqueles já instalados em Roma, na Itália, e em Boston, nos Estados Unidos.
Presente à reunião, a secretária Nacional de Proteção Global, Mariana Neris, destacou a preocupação do Governo Federal sobre as relações de trabalho emigrantes brasileiros no exterior e disse que está trabalhando para que todos conheçam seus direitos: “Sei que muitos chegam aqui e acabam aceitando situações degradantes de trabalho, algumas até análogas à escravidão. É importante que vocês se informem sobre seus direitos e busquem apoio nas representações diplomáticas. Lá do Brasil estamos sempre prontos a atendê-los”, destacou.
O evento terminou mais tarde em ambiente convivial entre todos os representantes das associações e a comitiva da ministra.