
Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Numa carta aberta os vereadores de Caminha do Partido Social Democrata não escondem a sua preocupação pelas soluções encontradas para os meninos que integravam a resposta social do CAT Benjamim, que estava sediado na freguesia de Seixas.
Recordar que o centro de Acolhimento Temporário Infantil Benjamim, localizado na freguesia de Seixas, fechou portas por problemas financeiros! Este centro estava preparado para receber 12 crianças e jovens em risco, de ambos os sexos, até aos 18 anos.
Agora os vereadores do PSD denunciam uma situação que «coloca em causa o bem-estar, principalmente, de uma das crianças». Segundo se relata na carta aberta «Um dos meninos que integra o CAT Benjamim, com espectro de autismo, completamente dependente de uma terceira pessoa para realizar as suas actividades básicas da vida diária irá ser integrado na resposta social Casulo Methamorphys, em Viana do Castelo».
A associação “METHAMORPHYS foi criada com o objectivo de trabalhar no desenvolvimento humano e entre os seus serviços existe a terapia Complementar Integrativa, entre oficinas que abrangem as mais diversas áreas. No entanto, os vereadores do PSD sustentam que esta « instituição, com todo o mérito e valor que nos merece, pelo excelente trabalho que tem feito na área dos sem-abrigo, acompanhando e reintegrando socialmente aqueles que por razões diversas se encontram em situação de vulnerabilidade, não tem , na nossa opinião, legitimidade (pela população em que se especializou), capacidade nem condições para receber um jovem que não é um sem - abrigo.
Não tem condições para receber um jovem que tem espectro de autismo severo, até porque essa não é, actualmente , a missão desta instituição.
Esta instituição, é uma espécie de casa para dar resposta aqueles que mais precisam, mas não está direccionada , nem especializada para tomar conta de um jovem com estas características , tão especiais».
Estes vereadores também se interrogam « «porque motivo este menino não integra a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental, já que essa sim, tem técnicos adaptados e preparados para lidar com a deficiência?». Os vereadores do PSD de Caminha «gostariam de saber qual a justificação para tal ato de leviandade e de falta de protecção a este jovem autista».
Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades