
Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Numa outra crónica que fiz e publiquei noutro lado, que nomeei de “O Magnânimo”, falei da nossa ajuda ao nosso novo país irmão, que infelizmente está em guerra.
Nós bem sabemos o que é estar em guerra e ninguém nos ajudar.
Não é este o caso. Todos os países europeus ajudam, e de outras paragens também. Uns mais que outros mas, cada um ajuda com o que pode.
Nós ajudamos com o que temos e com o que não temos. Somos dos melhores entre os melhores, ressalvadas como devemos, as devidas proporções.
Dessa forma lá foram praí cento e sessenta milhões para material de guerra, alguns milhares para empregos, alojamento etc., para quem para cá quis vir, e duzentos e cinquenta milhões em dinheiro. Para todos estes custos, vamos ter de ir pedir mais dinheiro e mais tarde, pagá-lo. Enfim, o nosso novo irmão, que até há pouco tempo ninguém conhecia ou reconhecia como tal, merece, e o povo de lá não tem qualquer culpa no que lhe estão a fazer.
Convirá, no entanto, que o magnânimo chefe que nos governa, também se lembre de nós e faça um esforço económico semelhante para as nossas gentes. Ficava-lhe bem, até porque pode fazer o que quer, já que tem uma maioria absoluta no Parlamento. Mas… fará?
O presidente usufrutuário das nossas ofertas, muito agradecido, lá resolveu mandar recado a convidar o homólogo cá do nosso país, que estava em Timor, em visita.
O chefe do nosso governo assim o fez publicamente.
Uma maldade, convenhamos. Apanhado de surpresa o nosso Presidente titubeou, pigarreou e acabou por dizer em directo,
"pois que se tem de ser, que não seja agora. O Presidente vai onde a Assembleia e o Governo disserem, e quando, e se disserem",
empurrando assim para as calendas uma ida mais do que indesejada para o meio de tiros e bombas e doenças e mais sabe-se lá o quê.
E é este o dia-a-dia da nossa vida, como eu o vejo neste princípio de semana.
Por decisão do autor, este artigo encontra-se escrito em Português, e não ao abrigo do «novo acordo ortográfico».
Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades