
Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Realizou-se no passado fim de semana um conjunto de eventos solidários organizado conjuntamente por varias associações e entidades da comunidade portuguesa residentes em Estrasburgo e arredores.
Este fim de semana, teve como finalidade , fortalecer as ligações na comunidade e recolher fundos para um projecto de cariz humanitário, a ASTA.
No sábado dia 11 de Março decorreu nos arredores de Estrasbourgo, o Encontro da Comunidade Portuguesa organizado pela Associação “Lusitanos de Muteig" contando com a presença do Senhor Cônsul Geral de Portugal em Estrasbourg – Miguel Rita, do Presidente da Câmara de Mutzig , do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Almeida e da Sra. Presidente da Associação ASTA (Associação Sócio Terapêutica de Almeida) – Maria José Fonseca.
Domingo de manhã, depois de uma curta noite para quem esteve a trabalhar até as 03.00 da manha, o dia começou com o programa de língua portuguesa na RBS A Voz de Portugal, teve como convidados o João Pina que veio apresentar o seu livro, e o Victor Gomes que veio falar do que é ser um filho de emigrante, a trabalhar há 12 anos nas intuições europeias em Bruxelas no Reino da Bélgica.
No domingo a tarde ; apesar de ser o primeiro dia de sol de 2017, na sala Bon Pasteur , 12 Bld Jean Sebastien Bach; várias dezenas de pessoas compareceram para conviver, e assistir à apresentação do livro de" promotor a sonhador" do Jean Pina , e ter o privilégio de assistir ao grande regresso da Cindy Peixoto. Os convidados poderam comer uma crepe, beber um copo; contribuindo assim para recolher fundos para o projecto da Dona Maria Jose, a ASTA ja mencionada anteriormente.
Tal como em Bruxelas, a introdução esteve a cargo do Victor Gomes, um filho de emigrantes de Arcos de Valdevez; nascido em Paris França e vindo de Bruxelas juntamente com o representante da Lusoproducçoes Tony silva. A apresentação foi animada pela conhecida cantora Cyndy Peixoto, de regresso aos palcos depois de uma pausa na sua carreira artistica. No final vários livros foram vendidos e depois seguiu-se uma sessão de dedicatórias, e um convívio entre os participantes. Tal como nas outras apresentações, a receita do livro foi alocada a uma obra de caridade, neste caso a ASTA .
Foi de facto um bom momento, de alegria, é a prova viva que as nossas comunidades quando se unem são capazes de mostrar o que verdadeiramente temos de melhor, que são as nossas pessoas, o nosso povo. Juntos conseguimos mover montanhas. Juntos somos mais fortes. O melhor de portugal; é o nosso povo. A lusoprudoções orgulha-se de ter participado neste evento .