
Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Uma selecção dos melhores vinhos loureiros produzidos no concelho de Ponte de Lima, esteve em prova na embaixada de Portugal na Bélgica, num evento organizado pelo eurodeputado José Inácio Faria, do Movimento Partido da Terra / Partido Popular Europeu. A mostra integrou-se numa visita de 35 pessoas ao Parlamento Europeu, a convite daquele parlamentar, e membro das comissões de Segurança Alimentar e Saúde Pública.
Na Sala Damião de Góis da embaixada de Portugal em Bruxelas, estiveram em prova vários produtos regionais, designadamente da Minho Fumeiro (chouriça de carne, salpicão, paio e alheira de galo); pastelaria Sereia do Lima, a Bola de carnes variadas e da Havaneza, o Pão de Ló, o doce de gema e os massapães ou almendrados; da Casa do Folar Limiano, esse salgado com recheio de enchidos e massa molhada com vinho loureiro, e segredo!
Quanto a vinhos para acompanhar, três Loureiros premiados nos últimos tempos: o da Casa da Cuca, de Moreira de Lima (Ouro na Feira dos Vinhos Verdes, 2017); o Vila Antiga, da Correlhã (Prata, 2º lugar) e o Colheita Seleccionada, da Adega Cooperativa, (Ouro na Prodexpo em Moscovo 2016 e 2018) e Prata na Berlin (er) 2016.
Participaram no convívio, o anfitrião, embaixador António Alves Machado, colegas de Timor Leste e Cabo Verde; os eurodeputados portugueses Fernando Ruas e Ricardo Serrão Santos, e Assistentes de outros; o coordenador do Gabinete dos Açores em Bruxelas, Frederico Cardigos, funcionários portugueses na Comissão, Parlamento e CESE, e as Assistentes do eurodeputado: Catarina Alves e Andreia Silva, sempre dedicadas a tudo!
Todo o serviço foi coordenado pelo Chef Paulo Santos, da Casa de S. Sebastião em S. Pedro de Arcos, e colaboração dos restaurantes: Fátima Amorim e Sonho do Capitão, na Correlhã; Sabores do Lima e Solar do Taberneiro, na vila, e o Intermaché de Ponte de Lima.
Na delegação á capital europeia, participaram: Alberto Moreira, Presidente Assembleia Geral Bombeiros Voluntários; António Sousa, Presidente Assembleia de Freguesia Arca e Ponte de Lima, Fernando Fernandes, coordenador Serviços Académicos da Universidade Fernando Pessoa, Porto; Alberto Silva, proprietário Oficina Auto Luz, Arcozelo; Armando Melo, chefe dos Bombeiros Voluntários; Miguel Amorim, gerente Restaurante Fátima Amorim; António Cerqueira, comerciante de peças de automóveis, em Rebordões Souto; Agostinho Galvão Amorim, Bombeiro 1ª Classe dos Voluntários de Ponte da Barca: Joaquim Loureiro, proprietário Escola de Condução S. Bento, Barcelos, residente em Arcozelo; Filipe Matos, funcionário Banco CTT; António Amorim, autor do blog Ponte de Lima Notícias, e ainda club de Motards Foz do Lima, com representações do Ribatejo e Lisboa, chefiado pelo deputado municipal, Luis Videira (Joca fotógrafo). De Paris, juntou-se ao grupo D. Glória Silva, conselheira municipal em Drancy e Presidente grupo folclórico Romarias do Minho. Oportunamente, outros produtos tradicionais serão apresentados na Bélgica, por parte do eurodeputado português da Segurança Alimentar, como a carne minhota e bacalhau.