Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Portugal lidera a emigração na Europa, com cerca de 15% da população a ter abandonado o país nos últimos 20 anos. Esses números, que são o resultado da análise feita para o Atlas da Emigração Portuguesa, revelam um retrato preocupante da diáspora portuguesa.
Com mais de 2 milhões de pessoas a viver noutros países, Portugal é o país europeu com mais emigrantes e o 8º a nível mundial. Além disso, aproximadamente 20 mil emigrantes regressam todos os anos, de acordo com as estimativas do investigador Rui Pena Pires.
2 minutos de leitura
12 de Janeiro de 2024, por João Pires
Este cenário indica que não há sinais de mudança e coloca em evidência as razões que fazem com que tantos portugueses procurem melhores oportunidades noutros lugares.
Portugal é o país europeu com o maior número de emigrantes e ocupa a 8ª posição no ranking mundial. De acordo com o Atlas da Emigração Portuguesa, que será apresentado na próxima semana, cerca de 2,1 milhões de portugueses vivem noutros países, sendo que mais de 1,5 milhões, representando aproximadamente 15% da população, emigraram nos últimos vinte anos. Esses números são especialmente relevantes quando se considera que mais de um quarto das pessoas nascidas em Portugal, com idades entre 15 e 39 anos, estão entre os emigrantes. Portugal lidera em termos de proporção de emigrantes na Europa e ocupa a 8ª posição globalmente. Não existem indícios de mudanças nessa situação no horizonte, conforme noticiado no jornal Publico.
Para que países os portugueses emigram mais?
De acordo com o Alto Comissariado para as Migrações, França continua a ser o país do mundo onde vivem mais emigrantes portugueses (592.281 em 2011), mesmo não sendo aquele para onde hoje se dirigem mais emigrantes portugueses. A Suíça surge em segundo lugar, com mais de 210 mil emigrantes portugueses (211.451 em 2013).
Quantos portugueses vivem fora de Portugal?
Mais de 2 milhões de pessoas nascidas em território português vivem hoje noutros países, segundo dados da ONU, ou seja, 20% de uma população de 10,3 milhões de habitantes.
Quantos portugueses existem no mundo?
Nas últimas estimativas, a ONU revelou que, em 2019, contabilizavam-se 2.631.559 os portugueses a viver no estrangeiro, concentrando-se a maior parte na Europa, 57%, (1.493.128), 40% no continente americano (1.051.484) e 3% (86.947) em África, na Ásia e Oceânia. Publicado na revistacomunidades.pt