
Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Uma noite única, envolvida em sabores que maravilham o paladar e nos enchem a alma.
As melhores casas de fado encontram-se certamente nos bairros típicos de Alfama, Mouraria, Bairro Alto e Madragoa, mas na Bélgica também se pode acompanhar belas noites de Fado.
Tal como no Tiagos, um restaurante português, situado ao lado das instituições europeias, onde ja é habitual podermos usufruir da nossa cultura, nomeadamente através destas noites tradicionais.
Pedro, proprietário do espaço, transformou há cinco anos um banco neste restaurante e, acrescenta, não foi com a intenção de fazer uma casa de fados mas sim uma casa portuguesa, onde todos pudessem usufruir e entrar em contacto as nossas tradições e costumes. Confessa que não é facil fazer noites de Fado devido aos custos, pois todos os fadistas que aqui passam vêm directamente de Portugal. Porém mobilizar-se-à sempre que possível, para manter esta rotina mensal, de modo a proporcionar a todos momentos que nos façam sentir em casa, mesmo estando tão longe. Remata deixando o convite a toda a comunidade para participarem e apoiarem estas iniciativas.
O último evento contou com a presença de Ana Ferreira, jovem fadista de voz soberba, acompanhada por Joaquim Caniço na viola e Miguel Braga na guitarra portuguesa.
O fado tem como característica fundamental o canto enaltecido pela nostalgia, por mágoas passadas e presentes, ao mesmo tempo que pode contar uma história divertida ou descair para a ironia.
São iniciativas como estas que temos todos de partilhar e usufruir sempre que possível, pois as raízes nunca se perdem, e cabe a todos fortalecê-las.
Silêncio, que se vai cantar o Fado!