May 20, 2025

Montenegro esta condenado…

Mar 29, 2024 Hits:2452 Opinião

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:1688 Opinião

PÁSCOA DE BENEVOLÊNCIA…

Mar 25, 2024 Hits:1658 Crónicas

Pai. Funções Benéficas…

Mar 19, 2024 Hits:1484 Crónicas

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:2550 Opinião

Touradas: prática cultur…

Mar 16, 2024 Hits:1842 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:3816 Opinião

Crónicas de uma Portugue…

Mar 11, 2024 Hits:2389 Crónicas

NOITE ELEITORAL E A CONFU…

Mar 11, 2024 Hits:1514 Opinião

A mudança está nas mão…

Mar 08, 2024 Hits:1485 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:1104 Crónicas

AUMENTO DE PENAS DE PRIS…

Mar 04, 2024 Hits:1319 Opinião

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:1342 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:1617 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:2476 Opinião

Entretenimento

  1. Entrevista
  2. LusoPodcast
  3. Foto do Mês
  4. Lifestyle

Venezuela: Pedidos de nacionalidade portuguesa aumentam no interior do país



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


(Lusa) - O número de pedidos de nacionalidade portuguesa está a aumentar no interior da Venezuela na área do Consulado Geral de Portugal em Valência, tendo atingido os sete mil, disse à Lusa a secretária de Estado das Comunidades Portuguesas.

Em contrapartida, segundo Berta Nunes, os pedidos de nacionalidade abrandaram no Consulado Geral de Portugal em Caracas, a capital do país. A governante adiantou que "Caracas tem mais do dobro dos pedidos de Valência".

"Pudemos verificar que o Consulado (em Valência) tem vindo a aumentar o número de atos consulares. A procura da nacionalidade não dá também sinais de abrandar, (houve) cerca de sete mil pedidos de nacionalidade no ano passado", disse.

Berta Nunes falava à agência Lusa, terça-feira, ao finalizar uma visita ao Consulado Geral de Portugal em Valência, cidade onde inspecionou o funcionamento da rede de atendimento médico a portugueses, criada por Lisboa.

A governante esteve ainda no Centro Social Madeirense e na Casa Portuguesa Venezuelana de Carabobo.

"De facto este consulado tem feito um trabalho excelente, tem vindo a ter uma organização de forma a fazer um atendimento 'online', do público, através de e-mail e de telefone, para não termos filas, apesar de o atendimento ter vindo a aumentar", frisou.

A responsável precisou ainda que no ano passado foram registados "cerca de 40 mil atendimentos o ano passado" em Valência, um trabalho excelente e muito valorizado pelos próprios funcionários e pela comunidade.

"Por outro lado, este consulado e também o de Caracas têm vindo a aumentar as permanências consulares, ou seja, a deslocação a vários locais aqui da Venezuela, de forma a ir ter com as comunidades portuguesas", afirmou.

Segundo Berta Nunes, os novos pedidos de nacionalidade são "principalmente de adultos, lusodescendentes, que nunca tinham pedido a nacionalidade portuguesa que agora é para eles um porto de abrigo".

"Não significa que vão regressar a Portugal, mas dá-lhes uma outra possibilidade de ter mobilidade noutros países, com o passaporte português. E dá-lhes acesso a todos os apoios que temos vindo a desenvolver aqui na Venezuela, como os apoios sociais, a rede médica, eventualmente, se necessário, o repatriamento sanitário (...). Esta procura da nacionalidade significa que as pessoas percebem que há aqui um valor acrescido, que é importante e uma forma até de os proteger em caso de necessidade", explicou.

"Certamente vamos ter muito mais portugueses que tenham a nacionalidade portuguesa, mas provavelmente nunca vamos ter toda a dimensão porque os portugueses estão muito espalhados por toda a Venezuela", disse.

Explicou que há lugares urbanos "que estão ainda relativamente isolados, em que as pessoas não vão procurar a nacionalidade" porque "estão muito integradas e isso é uma característica interessante da comunidade", destacando que só numa situação de crise é que quiseram pedir a nacionalidade.

"Por isso é que eu penso que haverá certamente muitos mais portugueses, muitos dos quais nem virão a pedir a nacionalidade principalmente se a situação melhorar, então aí certamente que a procura até diminuirá, porque esta procura é uma espécie de plano B, uma salvaguarda para a comunidade portuguesa aqui na Venezuela", disse.

Berta Nunes declarou ainda estar muito satisfeita com a visita, mas com a perceção de que há que "continuar a reforçar, a acompanhar" o trabalho dos consulados, nomeadamente o de Caracas "que perdeu dois funcionários", que terão que ser repostos.

A secretária de Estado das Comunidades Portuguesas iniciou no sábado à noite uma visita de cinco dias à Venezuela, para contactar com as autoridades locais e portugueses nas localidades de Caracas, Los Teques (Carrizal), Maracay e Valência.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


luso.eu Jornal Comunidades

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 571 guests and no members online

EVENTOS ESTE MÊS

Mon Tue Wed Thu Fri Sat Sun
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

News Fotografia