Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Esperei quase um ano para ir visitar o Terminal dos Autocarros em Campanhã, e quinze meses depois da inauguração feita com pompa e alguma circunstância, lá fui ver os seis hectares do Parque Central da Asprela, o mais recente parque da minha cidade.
Calhou ir no mesmo dia.
É sempre bom esperar um pouco para ver melhor.
O TIC – Terminal Intermodal de Campanhã encontra-se na Rua de Bonjóia e tem ligações ao metro, comboio e autocarro.
Se fosse utente não poderia ficar mais satisfeito. Simples, arejado e muito movimentado, cheio de turistas estrangeiros e nacionais, e também de muitos locais. As obras no túnel de ligação ao metro e ao comboio, estão ainda a decorrer, podendo, no entanto, passar-se pelo extenso corredor no meio de algum pó e muito ruído.
O arquitecto que o projectou, dificilmente poderia ter engendrado melhor solução.
Mas tinha que ser daquela cor? Da cor do cimento, cinza? Valha-me Deus! Será esta uma das facetas da escola de arquitectura do Porto? Não quero crer!
Entretanto dos quase cinco hectares de área verde que a sua construção faria surgir, assim foi anunciado, nada vi. O que há, até ver, é um terreno mal tratado, seco, com bastantes árvores muito jovens plantadas, e meia dúzia de outras plantas por ali espalhadas. Eu sei que estamos em pleno Verão, mas, não há água em Campanhã?
Talvez um dia, quem sabe, chegue a ser algo de jeito. Para já, um ano volvido, nada!
Um pormenor que muito me agradou, o passadiço exterior superior irá dar à casa da Quinta dos Mitra, que, entretanto, deverá estar já recuperada. Para já, vê-se, e o aspecto é bom, e promete, mas não se chega lá. O passadiço está fechado, espera-se que temporariamente.