Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Celebrado na Suíça no Clube de Amigos do Gândara
A revista repórter X, dedicada à comunidade portuguesa na Suíça, lançada por Carlos Gonçalves, mais conhecido por Quelhas, comemorou o 10º aniversário após o seu lançamento, através de gala apresentada por José Figueiras e Ana Maria Pica, em Glarona, uma comuna da Suíça, no cantão Glaris.
Marcaram presença vários participantes, desde logo Ângela Tinoco, directora e chefe de Administração da Repórter X. Participaram artistas, estilistas da moda e autores. A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso esteve representada pela vice-presidente, Fátima Moreira, e por Fernando Carlos, chefe de gabinete.
A festa decorreu no passado dia 2 de Abril, em ambiente animado.
Susana Teixeira, Ana Mendes, Amália Mendonça, o escritor José Maria Ramada marcaram presença no evento. Ainda na arte, a moda esteve representada com peças das estilistas, também o escultor e artista plástico Jorge Campos. Carla Debby com roupa de inspiração africana, e a Boutique Moda Prado, de Sónia Hellmüller, apresentou moda com as modelos Mara Santoro, Alziza Rhyner, Lisete Schneeberg, Solymar Clemente e Carla Silva. Marcou presença igualmente o ateliê Kamakosa 51, de Carla Debbie, uma modelo fotográfica, estilista e figurante de filmes. As modelos Conceição Carvalho, Rute Cruz, Jacinta Matos, Mendy Barmettler e Carla Debbie desfilaram com peças daquele ateliê.
Técnicos de imagem e fotografia também não podiam faltar para que fosse eternizado este momento, e assim, esteve presente Clement Puippe do Jornal Gazeta, Bernardo Neves do Jornal Bom Dia e ainda Vanessa Santos, repórter da RTP, que veio fazer recolha de conteúdo para o programa “Hora dos Portugueses”.
A RTP1 gravou indeferido com o Quelhas e todo o envolvente e a peça feita é exibida Domingo dia 24 às 12h de Portugal na RTP 1 e RTP Internacional. “Eu já vivi em Portugal e hoje aqui na Gala da Repórter X sinto-me em Portugal”, diz Clement Puippe.
Foi também homenageado António Teixeira da empresa Iterkran AG, um português de sucesso na Suíça, que conseguiu crescer e projectar o seu serviço de gruas.
Marcou presença Rui Fialho, que luta pelos direitos dos portugueses lesados pelos sistemas de saúde e jurídicos de que são vítimas.
Disseram sim à gala, as equipas de futsal feminino e respectivas equipas técnicas, Clube Amigos do Gândara, um clube de amadores e Benfica de Zurique que pertence à 4ª divisão Nacional, também eles homenageados e reconhecidos como influentes na vida dos nossos emigrantes.
Na música actuaram Carlos Santos (Luxemburgo), e Rui Porto (Portugal), bem como os Astros (Sérgio e Nélio), Bruno Simões e Thiago Martins. José Figueiras animou a festa com a sua canção mais conhecida “A Cantar o Tirolês” bem como o DJ Tom Sawyer contribuiu para a animação pela noite fora.
Todos os convidados subiram ao palco para cantar o Hino Nacional.