
Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
O clube os Bracarenses no Luxemburgo foi criado em 1978 na cidade do Luxemburgo, capital do Luxemburgo e representa o Sporting Clube de Braga, o Minho e Portugal no Grão-ducado, país membro fundado da União Europeia.
A presença portuguesa no Luxemburgo é antiga e significativa. A imigração em massa começou nos anos sessenta. Hoje vivem no Luxemburgo mais 90 mil cidadãos de nacionalidade portuguesa, o que corresponde a mais de 15% da população residente no país. Apesar disso nos serviços e na HORECA, a presença portuguesa é tão forte, que há quem pense que os portugueses são um terço da população, um terço dos que trabalham no duro são com certeza.
A imigração embora tenha diminuído, nunca parou e ano sim ano não há mais de 3000 portugueses que emigram para o Luxemburgo.
A comunidade portuguesa esta bem integrada e o seu contributo é unanimemente reconhecido por todas as forças moderadas da sociedade Luxemburguesa.
Os portugueses a viver no Luxemburgo são oriundos maioritariamente do Norte de Portugal, sobretudo Minho e Trás-os-Montes; contando com uma grande comunidade de pessoas oriundas de Braga e dos Arredores.
Isto explica a presença de um clube filial do SC de Braga. Se é muito comum a existência de Casas do Benfica, do Porto e do Sporting na diáspora, fenómeno mais raro é a presença de clubes que representem outros clubes para além dos três grandes, mas existem tais como o Belenenses de Bruxelas ou o Vila Real.
Este clube para além do futebol organiza várias festas e jantares; cozido a portuguesa, feijoada a transmontana, eventos esses que são muito concorridos no seio da comunidade portuguesa e não só.
Os Bracarenses no Luxemburgo vão festejar este ano em Julho, 40 anos de vida. O clube tem equipas de futebol, tem instalações numa boa zona da cidade e gerem um restaurante com muita qualidade e boa comida minhota.
Mas muito mais importante do que isso tem uma equipa de pessoas que fora do campo, na cozinha, no balcão, se dedicam por pura carolice a manter o clube vivo. 40 anos é uma vida. Bem-haja; muitos e bons anos de vida, e muitas vitorias dentro e fora do campo. Viva os Portugueses no Luxemburgo e Viva Portugal.