
Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Foram vários os portugueses e belgas que se deslocaram no sábado, dia 12 de novembro, à placa memorial portuguesa da cidade de Gent, no Reino da Bélgica. Um dia após a celebração do 104º aniversário da assinatura do Armistício, que marcou o fim da Primeira Grande Guerra (1914-1918), foram homenageados e honrada a memória de todos os combatentes portugueses que lutaram e faleceram na frente belga.
Esta cerimónia foi organizada pelo Cônsul Honorário de Portugal em Gent, Sr. Bruno JoosdeterBeerst, e contou com as intervenções do Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Gent, S.E. Christophe Peeters, do Presidente Nacional da União dos Combatentes da Bélgica, Sr. Leon De Turck, e do Comandante Provincial da Flandres Oriental, S.E. Coronel Herman Hendrickx. Em representação de Portugal, além do Sr. Cônsul Honorário, foi possível assistir aos discursos do Embaixador de Portugal, S.E. Rui Manuppella Tereno, do Representante Militar de Portugal junto da NATO, Tenente-General Paulo Mateus, e da Rainha das Vindimas de Ponte de Lima e de Portugal 2022, Luciana Meneses, em representação do Clube de Gastronomia e do Núcleo Local da Liga dos Combatentes de Ponte de Lima.
Numa altura em que a Europa volta a estar perante um conflito armado, os diferentes intervenientes não deixaram de mencionar nos seus discursos a importância de continuar a realizar estas cerimónias, agora mais do que nunca, na promoção da união entre o povo, na defesa da justiça, liberdade e paz.
Luciana Meneses
Cerimónia de homenagem aos combatentes fotos de Tony Da Silva