April 21, 2025

Montenegro esta condenado…

Mar 29, 2024 Hits:2377 Opinião

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:1597 Opinião

PÁSCOA DE BENEVOLÊNCIA…

Mar 25, 2024 Hits:1576 Crónicas

Pai. Funções Benéficas…

Mar 19, 2024 Hits:1446 Crónicas

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:2487 Opinião

Touradas: prática cultur…

Mar 16, 2024 Hits:1784 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:3721 Opinião

Crónicas de uma Portugue…

Mar 11, 2024 Hits:1922 Crónicas

NOITE ELEITORAL E A CONFU…

Mar 11, 2024 Hits:1440 Opinião

A mudança está nas mão…

Mar 08, 2024 Hits:1440 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:1035 Crónicas

AUMENTO DE PENAS DE PRIS…

Mar 04, 2024 Hits:1274 Opinião

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:1268 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:1544 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:2441 Opinião

Entretenimento

  1. Entrevista
  2. LusoPodcast
  3. Foto do Mês
  4. Lifestyle

Profissionais portuguesas na Alemanha juntam-se em encontro virtual contra preconceitos



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


(Lusa) – A Associação de Pós-Graduados Portugueses na Alemanha (Asppa) vai realizar, no sábado, o primeiro encontro anual de portuguesas profissionais no país para identificar preconceitos, no contexto laboral, e apontar possíveis soluções.

A ideia, revela Sofia Figueiredo, cientista e presidente da Asppa, surgiu precisamente no contexto de trabalho, quando sentiu que existem “preconceitos que convém identificar e combater” e a necessidade de “criar soluções para que não aconteçam”, visto que apenas uma percentagem residual de mulheres chega a cargos de liderança e ao topo da carreira.

“Na Alemanha, a maior parte das mulheres, mesmo depois de estarem formadas, com doutoramentos ou pós-doutoramentos, e de terem uma carreira estabelecida, quando têm filhos acabam por ficar em casa numa situação de dependência financeira que não lhes permite singrar no mundo profissional outra vez”, apontou Sofia Figueiredo, em declarações à agência Lusa.

“Queremos conhecer as mulheres da comunidade portuguesa, saber o que fazer em termos profissionais, se se enquadram neste estereótipo alemão, e que tipo de desafio enfrentam no dia-a-dia laboral”, acrescentou.

A iniciativa, aberta a todos, homens e mulheres, e gratuita, destina-se a “conhecer o tecido profissional português na Alemanha no feminino, para poder identificar os desafios, trabalhar as perspetivas que permitam construir pontes entre Portugal e a Alemanha, mas numa rede feminina de contactos”, sublinhou a presidente da Asppa.

“Isso pode permitir-nos, a nós, portuguesas profissionais na Alemanha, que singremos nos nossos desafios profissionais e maximizemos a transferência de conhecimento entre os dois países”, destacou.

O projeto tem três públicos-alvo, portuguesas graduadas e profissionais a trabalhar ou a estudar na Alemanha, portuguesas a viver na Alemanha, mas sem uma situação profissional ativa, ou portuguesas que pretendam viver ou trabalhar na Alemanha no futuro.

“[Na Alemanha] é comum o ‘glass-ceiling’, em que a mulher chega a um certo ponto da sua carreira e não consegue desenvolver mais porque, ou já passou de uma certa idade, ou porque tem muitos filhos e as direções acham que vai ter de ficar a tomar conta deles. Existem várias limitações, queremos desenvolver estratégias para as poder ultrapassar”, sublinhou Sofia Figueiredo, considerando que se está “no bom caminho”.

“O movimento feminista fez grandes conquistas na luta pela igualdade, não só de género, mas também de orientação sexual ou religião, entre outros. Recordemos que até ao início do século passado, as mulheres não podiam votar na Alemanha”, lembrou.

A iniciativa vai decorrer no sábado, durante a tarde, através da ferramenta virtual Zoom. Entre os convidados está a secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, que ficará a cargo da intervenção de encerramento.

As palestras serão conduzidas por Helena Ferro Gouveia, diretora de comunicação e consultora de liderança, e Liliana Ferreira, diretora do Fraunhofer AICOS (Centro de Pesquisa em Soluções de Informação e Comunicação Assistida).

Do programa farão também parte apresentações e discussões interativas entre as participantes. Só nos primeiros dias de divulgação, a iniciativa contava com cerca de 25 inscrições, um terço delas realizadas por homens.

 

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


luso.eu Jornal Comunidades

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 829 guests and no members online

EVENTOS ESTE MÊS

Mon Tue Wed Thu Fri Sat Sun
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

News Fotografia