Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
O Alto Representante Permanente de Portugal junto da UE, Embaixador Nuno Brito, formalizou a segunda grande recepção de Natal convidando boa parte da comunidade portuguesa; os eurodeputados, funcionários da UE, representantes da Nato, movimento associativo, empresários... e até presenças menos desejadas que, certamente se dispensariam, atendendo à posição déspota de que se arrogam, em vários momentos e circunstâncias... Certo mesmo é que se viveu esse distinto momento, de encontro, de saudações e de cumprimentos.
Os convidados, contaram ainda, com a presença do Sr. Primeiro Ministro de Portugal, António Costa, que discursou traçando alguns pontos da sua agenda concluindo com os votos de Boas Festas; todos aplaudiram, independentemente, incluindo aqueles que lhe são adversos; de facto era e é, o representante máximo do actual Governo de Portugal. Aos convidados foi servido copioso aperitivo, num ambiente tipicamente português; cruzaram-se as conversas, reforçaram-se propósitos, fizeram-se fotos, para mais tarde recordar...
o primeiro Ministro, António Costa veio a Bruxelas participar na Cimeira para o Debate do Clima e Orçamento de longo prazo da União. O belga Charles Michel preside assim, à sua primeira grande reunião do Conselho da Europa. Na agenda estiveram essencialmente, as questões climáticas e o futuro do Quadro Financeiro Plurianual, orçamento da UE para 2021-2027. O Governo de Portugal - representado pelo Primeiro Ministro, António Costa e pela comissária europeia, Elisa Ferreira - tudo fará para defender o interesse nacional, em atenção àquilo que considera também ser, "o interesse do conjunto da Europa".