May 17, 2025

Montenegro esta condenado…

Mar 29, 2024 Hits:2450 Opinião

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:1684 Opinião

PÁSCOA DE BENEVOLÊNCIA…

Mar 25, 2024 Hits:1653 Crónicas

Pai. Funções Benéficas…

Mar 19, 2024 Hits:1482 Crónicas

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:2547 Opinião

Touradas: prática cultur…

Mar 16, 2024 Hits:1839 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:3809 Opinião

Crónicas de uma Portugue…

Mar 11, 2024 Hits:2379 Crónicas

NOITE ELEITORAL E A CONFU…

Mar 11, 2024 Hits:1512 Opinião

A mudança está nas mão…

Mar 08, 2024 Hits:1481 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:1099 Crónicas

AUMENTO DE PENAS DE PRIS…

Mar 04, 2024 Hits:1318 Opinião

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:1338 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:1613 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:2475 Opinião

Entretenimento

  1. Entrevista
  2. LusoPodcast
  3. Foto do Mês
  4. Lifestyle

Diáspora “é importantíssima” nas relações entre Portugal e EUA - congressista



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


O congressista estadual luso-americano António Cabral considera que a grande diáspora portuguesa nos Estados Unidos “é importantíssima” para as relações bilaterais com Portugal e que será bom reforçar a comunicação dos dois lados do Atlântico. 

“A diáspora é importantíssima nas relações entre os Estados Unidos e Portugal”, afirmou o congressista oriundo do Pico, Açores, durante a segunda edição da série “As Nossas Vozes” promovida pelo Conselho de Liderança Luso-Americano (PALCUS) e Instituto Português Além-Fronteiras (PBBI). 

“Portugal tem sido um bom parceiro dos Estados Unidos, mas a diáspora é sem dúvida a força que mantém e promove a melhoria dessas relações”, disse o democrata, que tem assento na Câmara dos Representantes de Massachusetts pelo 13.º distrito. 

Considerando que “a diáspora portuguesa é fundamental”, o congressista afirmou que o reconhecimento disso pelas autoridades em Portugal “ainda precisa de ser trabalhado”, apesar de uma evolução positiva nos últimos anos. 

“É preciso mais comunicação e mais intercâmbio entre os vários setores da comunidade na diáspora com Portugal”, afirmou, destacando o papel que a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) tem representado nesse âmbito. 

“Precisamos de organizações como a PALCUS e outras para fazer um trabalho maior neste sentido”, sublinhou. 

O representante, que emigrou para os Estados Unidos com a família aos 14 anos, disse que tem assistido a uma aproximação dos luso-americanos com a vida política local, o que considerou ser positivo. 

“Há uma grande evolução da comunidade portuguesa em termos políticos, comparado com há vinte ou trinta anos”, afirmou. “É uma comunidade muito mais envolvida hoje, que compreende melhor a necessidade de participar e saber administrar publicamente os nossos interesses”, acrescentou. 

No entanto, António “Tony” Cabral disse que há algum trabalho a fazer para envolver faixas da comunidade que estão mais afastadas dos lugares de decisão. 

“Precisamos de mais envolvimento das mulheres da comunidade”, indicou. "Não só a nível político mas principalmente cívico das organizações”, disse, já que “as associações comunitárias geralmente são lideradas ainda por homens”. 

Outro problema é a idade dos atuais líderes. “Temos que atrair mais juventude, temos que atrair mais mulheres para se envolverem diretamente na governação dessas associações comunitárias, e assim é que vamos ter progresso e manter essas organizações vivas”, considerou Cabral. 

A questão passa muito pelo fluxo migratório entre Portugal e Estados Unidos, que estagnou nas últimas décadas. 

“Temos tido pouca emigração e isso modifica as coisas. A comunidade começa-se a integrar e a juventude não necessariamente está envolvida ao ponto de manter algumas destas organizações cívicas comunitárias”, disse Cabral. 

Ainda assim, mostrou-se otimista: “tem que haver um trabalho feito para alterar esta situação, mas eu acho que a comunidade tem futuro”, afirmou. “E a própria emigração poderá ter futuro”, salientou. 

O congressista realçou a importância de haver mais luso-americanos inscritos para votar e até para se candidatarem a cargos públicos. 

“Quem não está na sala não pode influenciar o que está a acontecer”, disse. “Se não temos representação, seja ao nível estadual, conselho municipal, comité escolar, não vamos poder influenciar o processo. É importante conseguir eleger mais pessoas e incentivar”, apontou. 

Uma das mais recentes ações do congressista foi adicionar uma provisão à legislação que vai atualizar o sistema de votação em Massachusetts para que o website estadual dedicado tenha os processos também em português. A legislação está a caminho do governador para ser assinada. 

“A comunidade portuguesa quando se envolve é imensamente respeitada”, destacou António Cabral. 

A iniciativa “As Nossas Vozes” é uma parceria entre a PALCUS e o PBBI para debater temas que interessam à comunidade luso-americana em português. 

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


luso.eu Jornal Comunidades

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 660 guests and no members online

EVENTOS ESTE MÊS

Mon Tue Wed Thu Fri Sat Sun
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

News Fotografia