Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
O empresário, luso descendente, João Pina assume desde 2019 a Presidência da Direção da Fundação Nova Era. Esta Fundação possui sede em França, mais concretamente, nos arredores de Paris e tem, há cerca 2 anos, desenvolvido inúmeras ações de beneficência em Portugal, França e no último Natal na Venezuela, tendo oferecido na sua totalidade 200 cabazes a famílias portuguesas com fortes carências alimentares.
Para além da época natalícia, este Instituição está atenta às inúmeras dificuldades, acrescidas pela Pandemia de Covid 19 e foi precisamente com este objetivo que João Pina se deslocou a Portugal nesta semana que está prestes a findar.
Foram formalizados diversos acordos de cooperação na Sua terra Natal, a Guarda. Salientamos os protocolos firmados com o Centro Cultural e Social do Marmeleiro, do qual é sócio honorário, com o Centro de Acolhimento de Jovens - Oficinas de S. Miguel, na Guarda e com a Qoasmi- Associação Protectora dos Animais da Guarda, onde várias voluntárias dedicam muito do seu tempo à causa animal como a esterilização e tratamento de animais de rua. Estes protocolos visam a cedência de várias paletes de bens alimentares, de higiene e desinfeção que fruto de uma parceria com uma empresa de transportes e logística da Guarda - “Transportes Bernardo Marques” tem de forma abnegada , e por diversas vezes, transportado várias paletes de produtos de França para Portugal.
João Pina e no decorrer dos dias que esteve em Portugal foi também recebido de forma calorosa pelo Presidente do Municípios de Almeida, António Machado e pelo Presidente de Figueira de Castelo Rodrigo, Carlos Condesso, respetivas Vereadoras com o Pelouro de Ação Social e pelas técnicas que de forma direta elencam as necessidades nestas Regiões.
No Município de Figueira de Castelo Rodrigo foi ainda agraciado com uma menção honrosa, em que o Presidente, Carlos Condesso, “enalteceu o espírito solidário de João Pina ao serviço dos que mais necessitam, nomeadamente o apoio que tem prestado aos residentes no nosso Concelho. O Município Figueirense quis ainda distinguir a inesgotável generosidade de João Pina, com uma menção honrosa.”, tal como divulga este Município.
No último dia da Sua presença em Portugal este benemérito rumou a norte, mais concretamente à Cidade de Fafe, cidade que a Fundação tem vindo a poiar há algum tempo. Foram igualmente firmados protocolos de colaboração com a Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa, na pessoa do Seu Presidente, Capitão António Manuel Fernandes e com a Associação de Defesa dos Direitos dos Animais e Floresta (ADDAF), entidade Fafense, responsável pelo trabalho de voluntariado no canil municipal.
Tempo ainda para visitar a “Transnós”, uma empresa especializada no transporte e distribuição, que tal como na Cidade da Guarda, transporta, gratuitamente, paletes de alimentos, de produtos de higiene e desinfeção.
Dias curtos em duração, mas longos na ajuda a quem mais precisa, assim referiu João Pina face à Sua deslocação a Portugal. No presente ano a Fundação tem prevista a assinatura de muitos outros protocolos de colaboração para a dádiva de bens de limpeza, desinfeção e alimentares e estreitar laços com a comunidade portuguesa nos Estados Unidos com quem já está a estabelecer contactos.