
Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Das margens do Tejo para o mundo, nasceu “O Ribatejo”
“honram o nosso país, mostrando o que de melhor se faz em termos de folclore”
O grupo etnográfico “O Ribatejo” nasceu em 2014 em Bruxelas com o objectivo de partilhar universalmente a cultura portuguesa, especialmente a cultura ribatejana.
“O Ribatejo” é composto por elementos dos 6 aos 60 anos, que têm em comum o amor à dança, à música e ao folclore. Representam a região do Ribatejo, terra de touros, forcados e Campinos e mostram a quem assiste às suas actuações, um retrato vivo da vida no Ribatejo do início do século XX, através dos trajes, canções, danças e jogos tradicionais.
O Grupo Etnográfico “O Ribatejo” tem efectuado no país e no estrangeiro diversas actuações em festas e festivais.
A forma como se apresentaram, como dançam e como actuam para os portugueses e estrangeiros, honram o nosso país, mostrando o que de melhor se faz em termos de folclore.
A Região do Ribatejo
A região do Ribatejo é uma província do centro de Portugal e abrange 17 dos 21 concelhos de Santarém (os outros 4 pertencem à Beira) e está dividida em três: Lezíria, Bairro e Charneca.
A Lezíria compreende a área de planície que é inundada pelo rio Tejo e terrenos adjacentes com excelentes pastagens para gado bovino e equino.
O Bairro surge na margem direita do Tejo, onde podemos encontrar belos olivais, vinhas e cearas.
A Charneca estende-se da margem esquerda do rio Tejo até ao Alentejo onde em certos locais podemos encontrar também o cultivo de cereais, vinha, bem como arroz.
Os seus habitantes dizem-se orgulhosamente "Ribatejanos" e é uma região conhecida pela cultura de cereais, bons vinhos, pelo "fandango", touros, forcados e Campinos.
Os campinos ribatejanos da Lezíria e da Charneca usam como traje de gala, a camisa branca, colete encarnado, calças e capote azuis, meia branca e barrete verde com borda encarnada. Os campinos ribatejanos do Bairro usam como traje de gala: camisa branca, colete negro, calças e capote negros, meia branca e barrete negro.